Secretaria da Mulher participa de fórum sobre violência
Encontro será realizado em Chapecó (SC) e contará com a presença de Maria da Penha Fernandes para debater o enfrentamento à violência
A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Sônia Medeiros, e técnicas da secretaria vão participar, como palestrantes, do “Fórum pelo Fim da Violência contra a Mulher”, nos dias 26 a 27 de junho, em Chapecó (SC). A intenção do encontro é apresentar as políticas públicas desenvolvidas no Brasil para o enfrentamento e prevenção à violência e experiências bem-sucedidas na área.
De acordo com Sônia, os organizadores fizeram o convite após analisarem as experiências aplicadas em Londrina. Isso porque, no Município, são aplicadas políticas públicas de gênero transversais que englobam toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher como, por exemplo, as diversas secretarias municipais (Saúde, Defesa Social, Educação) e órgãos como o Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Municipais.
“As organizadoras do Fórum vieram três vezes a Londrina observar nossas experiências, porque em Chapecó não tem um organismo gestor das políticas de gênero e, segundo elas, nossas experiências foram as mais concretas encontradas no país”, disse a secretária municipal.
Programação
Sexta-feira (26), às 19 horas, abertura do Fórum e apresentação da peça teatral “Gibi Maria da Penha na Escola”.
Às 20h30, palestra com a desembargadora Salete Sommariva sobre “O papel do Judiciário no combate à violência contra a mulher, a luz dos Tratados de Direitos Humanos Internacional e da Lei Maria da Penha”.
Sábado (27), às 8h30, palestra com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, sobre a “Criação e Gestão da Secretaria da Mulher e da Transversalidade das Políticas Públicas no Enfrentamento e Prevenção à Violência contra a Mulher”.
Às 9h30, palestra com a socióloga e assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Elaine Galvão, sobre a rede de enfrentamento e prevenção à violência e sua interdisciplinaridade e intersetorialidade.
Às 10h20, palestra com Lucimar Rodrigues Alves a respeito da importância do Centro de Referência da Mulher no combate e prevenção à violência.
Às 10h45, palestra com diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria, Nanci Skau Kemmer, acerca da importância da “Casa da Mulher” e as políticas públicas transversais e intersetoriais.
Às 14 horas, mesa redonda “Um olhar sobre as políticas públicas no enfrentamento à violência, à luz da Lei Maria da Penha”.
Às 16h30, palestra relato com Maria da Penha Fernandes.
Às 17h40, encerramento.