Saúde prossegue no combate à dengue
Entre as ações previstas pelo Controle de Endemias está a orientação para voluntários que farão um mutirão social no sábado (20); números da dengue foram divulgados nesta quinta-feira(18)
No próximo sábado (20), das 8 às 14 horas, a equipe de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, fará orientações para a realização de um mutirão social evangelístico, promovido em parceria com a Igreja Assembléia de Deus. A equipe dará orientações, aos participantes, sobre remoção de criadouros e limpeza. A ação acontece na Praça da Rua Crisântemo, no Parque das Indústrias. Cerca de 60 voluntários deverão participar.
O mutirão tem por objetivo chamar a atenção da população nos cuidados de prevenção da dengue, devido ao aumento de infestação do mosquito, e também conscientizar a população sobre a importância de não armazenar objetos desnecessários, que possam acumular água.
A coordenadora de endemias, Diana Martins, informou que os agentes também farão orientações, à população do local, sobre os cuidados necessários para evitar o foco do mosquito transmissor da doença. “É a comunidade se organizando, colaborando e fazendo sua parte no combate ao vetor da dengue”, disse.
Além disso, também neste sábado (20), os agentes estarão trabalhando em todas as regiões da cidade, das 8 às 14h, com a recuperação de imóveis e bloqueio de casos. “Como ainda não esfriou o suficiente e temos notificações e casos positivando, não podemos deixar de cuidar e controlar o vetor da dengue”, ressaltou Diana.
Na próxima segunda-feira (22), às 8h30, a Coordenação de Controle de Endemias, fará uma palestra de combate à dengue, na Escola Municipal Doutor José Hosken de Novaes, localizada na Rua Serra da Tabatinga, 99, Jardim Bandeirantes. Todos os alunos irão participar.
Estarão expostos, maquete, o ciclo evolutivo do mosquito (ovo, larva, pupa e adulto) e serão distribuídos planfletos com explicações sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypti. A palestra será ministrada pela educadora de endemias, Lucimara Vasconcelos.
Para a educadora, os trabalhos educativos somam a atividades que as escolas já fazem de combate a dengue. Lucimara disse que as crianças são multiplicadoras de informações em suas casas, pois levam o que aprendem aos pais.
Números- A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na manhã desta quinta-feira (18), o relatório semanal da dengue. De janeiro até agora foram 6.919 notificações, das quais, 2.137 confirmadas e outras 2.459 descartadas. Na semana anterior havia 2.709 casos aguardando resultados de exames e, agora, este número reduziu para 2.323.
A diretora de Vigilância em Saúde, Léia Pereira, explicou que estas 2.323 pessoas devem procurar as unidades de saúde para acompanhamento e coleta de exames, possibilitando, assim, o descarte ou a confirmação dos casos.
Foto: ilustrativa