Festival de Música abre inscrições para cursos
São 59 cursos e oficinas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelo site do festival, no endereço www.fml.com.br
O 35º Festival de Música de Londrina (FML) que vai acontecer de 10 a 25 de julho, está com as inscrições abertas para cursos e oficinas. As inscrições vão até 30 de junho e devem ser realizadas no site do festival, no endereço www.fml.com.br. São mais de 10 módulos em um total de 59 cursos, com professores do Brasil e de outros países. As inscrições custam a partir de R$70,00, sendo que servidores municipais, professores e alunos de música e artes cênicas têm 50% de desconto.
Após a inscrição, os candidatos devem enviar os documentos necessários, pelo próprio site. Existem cursos específicos para as crianças, nos quais aquelas com até 10 anos, nascidas até 1 de julho de 2004 não pagam. As inscrições serão efetivadas após a confirmação do pagamento do boleto bancário, do recebimento da documentação e cumprimento das condições exigidas.
O FML possui em sua tradição o incentivo à educação para a formação de jovens músicos, são eventos e oficinas alinhados com as propostas do MEC para a educação básica. Os módulos dos cursos são divididos da seguinte forma: Regência; Instrumentos; Voz; Estruturação Musical; Música Popular; Música e Tecnologia; além de cursos voltados para Crianças, com praticas de conjunto, instrumentos e musicalização; cursos para Professores; Oficinas Especiais, que englobam a Melhor Idade e Encontros.
“Há ligação com as políticas públicas de formação musical dos jovens junto a organizações não-governamentais, e o festival vem para suprir a carência de iniciativas ligadas à música”, destaca a coordenadora pedagógica, Magali Kleber. Ainda de acordo com a diretora, o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura supriu toda a parte pedagógica do festival com a contratação de professores e oficineiros com excelência musical, e talento para o ensino da música.
Mudanças – O tema do FML deste ano é “Música, Educação e Diversidade Cultural”. O pianista Marco Antonio de Almeida é o diretor artístico, a professora Magali Kleber é diretora pedagógica e a professora Lilian de Almeida está na direção executiva.
Nesta edição o festival terá o Encontro Nacional de Projetos Sócio Educativos Culturais, de 18 a 21 de julho. O evento se destaca pela importância que dá à educação e formação musical de jovens e crianças.
O Festival tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, do Banco Nacional do Desenvolvimento, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Máxi e Sonkey.
O apoio Cultural é do Serviço Social do Comércio (SESC), Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Boureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Incentur Turismo, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Foto: divulgação




