“Zoneamento Fácil” atinge 100 mil acessos
Sistema disponibiliza informações sobre Londrina e pode ser acessado no portal da prefeitura, no www.londrina.pr.gov.br
A ferramenta online “Zoneamento Fácil”, vinculada ao portal da Prefeitura de Londrina, alcançou nesta semana a marca de 100 mil acessos. O sistema foi criado há pouco mais de um ano, em março de 2014, pela Gerência de Geoprocessamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), com apoio da equipe do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon). O site permite a consulta de todo o zoneamento da área urbana do distrito sede de Londrina e dos demais distritos do município, com mapas e imagens de satélite online.
De acordo com Vinícius Alves, gerente de Geoprocessamento do Ippul na época da concepção do projeto, e atual membro da equipe técnica do Siglon, a quantidade de acessos atingida, desde que a ferramenta foi disponibilizada, é positiva e supera a previsão imaginada durante o processo de elaboração. O site registra atualmente uma média de 200 acessos diários. “A ferramenta permite mais agilidade aos processos, facilidade e oferece mais comodidade aos usuários, mas, principalmente, disponibiliza as informações com transparência”, destacou.
Com um simples clique é possível consultar informações sobre o zoneamento vigente, contido no Plano Diretor da cidade, além da classificação viária, perímetro urbano e limites do município. Ainda é possível identificar todas as datas e lotes da área urbana e verificar em qual tipo de zoneamento elas se enquadram.
Dessa maneira, os cidadãos podem saber, por exemplo, que tipo de empreendimento é possível construir em um determinado terreno. “Antes as pessoas precisavam ir até a prefeitura para tirar dúvidas, havia muitas ligações telefônicas e gastava-se muito papel. Com tudo disponível na internet, tanto o acesso a informações quanto os serviços internos do Município foram agilizados”, frisou Alves.
Ainda segundo ele, a ferramenta é utilizada principalmente por professores universitários e estudantes para a realização de estudos ambientais e de impacto de vizinhança, por empresários e nas próprias secretarias municipais, que muitas vezes precisam utilizar as informações ali contidas.
O site do “Zoneamento Fácil” pode ser acessado no menu direito da página principal do portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br) ou diretamente pelo endereço zoneamentofacil.londrina.pr.gov.br.
Foto: Luiz Jacobs