Prefeitura de Londrina constrói faixas elevadas para reduzir acidentes no trânsito
Mais de 30 vias ganharam as faixas personalizadas e outras 13 já estão programadas. Município analisa a instalação em outros 10 pontos nos próximos meses
A Prefeitura de Londrina deu início na quarta-feira, 24, à construção das faixas elevadas da avenida Inglaterra, próximo ao supermercado Viscardi. O objetivo é reduzir a velocidade das vias na região e, com isso, o risco de acidentes.
Estão sendo feitas as instalações das bases para a concretagem, também o alargamento e nivelamento das calçadas. Os trabalhos iniciais são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras. Posteriormente, os serviços de sinalização e pintura serão feitos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) e a previsão é de que as duas faixas estejam prontas na semana que vem.
Desde agosto de 2014 até o momento, foram construídas 30 faixas elevadas na cidade, em locais avaliados como perigosos para a travessia de pedestres. Somente nos últimos três meses, 16 vias passaram a contar com a medida, outras 13 estão programadas para execução e mais 10 outros pontos estão sendo analisados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Londrina escolhe a vida! Resumo dos tópicos com prioridade no projeto |
1 – Sinalização |
2 – Pontos críticos |
3 – Radares fixos |
4 – Faixas de pedestres |
5 – Faixas elevadas p/ travessia de pedestres |
6 – Complementação do sistema semafórico |
7 – Controle manual com agentes de trânsito |
8 – Acessibilidade / Mobilidade |
9 – Educação de Trânsito |
10 – Sinalizadores móveis |
11 – Blitz em horários alterativos |
Dentre as prioridades do Município, as melhorias pontuais no trânsito da cidade, sobretudo no combate às ocorrências com vítimas fatais, têm sido uma exigência do prefeito Alexandre Kireeff. Neste sentido, a CMTU desenvolveu o programa “Londrina escolhe a vida”, por um trânsito mais pacífico, humanizado e seguro. Como parte das ações, está a construção das faixas elevadas. “Entendemos que este recurso tem sido muito eficiente para a atenção dos condutores, já que a faixa elevada o obriga a reduzir a velocidade, oferecendo mais segurança para a travessia dos pedestres. Temos dado preferência aos locais que apresentam características de risco para essa travessia, com grande concentração de pessoas”, diz José Carlos Bruno de Oliveira, presidente da CMTU.
Segundo o diretor de trânsito da Companhia, Hemerson Pacheco, é significativa a mudança de comportamento do motorista nas vias em que foram construídas as faixas elevadas. “Além de ela chamar a atenção a alguns metros de distância, o condutor ‘tira o pé’ automaticamente, tendo, inclusive, que mudar de marcha, saindo de uma mais leve e veloz para uma mais pesada. Somente isso já é uma intervenção importante, a qual oferece mais segurança no caso de alguém estar atravessando a rua, para que o motorista visualize, pare e espere”, defende Pacheco.
PROGRAMAÇÃO
Faixas que serão construídas, em ordem de programação
Av. Inglaterra, próxima ao Supermercado Viscardi (em execução)
Av. Francisco Gabriel Arruda, em frente à Escola Municipal Moacyr Camargo Martins
Av. Guilherme de Almeida, 2.739, em frente à Escola Osvaldo Cruz
Rua Alvorada, em frente à Escola Municipal Eurides Cunha
Av. Saul Elkind, próxima ao número 523
Av. Saul Elkind, próxima ao número 4.618
Av. Sílvio de Barros, em frente ao Terminal Gavetti (2 faixas)
Av. Arthur Thomas, em frente à UPA
Av. Santos Dumont, em frente à Praça Nishinomiya (3 faixas)
Rua Sebastião A. São Callero, próxima à Sede Provincial das Irmãs de Santa Ana
Faixas Elevadas já construídas
Av. Bandeirantes, em frente ao Hospital Evangélico
Av. Bandeirantes, em frente à Farmácia Preço Popular
Av. da Maratona, próxima à Escola Municipal Jardim Olímpico
Av. das Américas, no cruzamento com Rua Lázaro Zamenhof
Av. do Café, próxima à rua Dona Carlota
Av. Guilherme de Almeida, em frente ao CAIC
Av. Guilherme de Almeida, entre as rua dos Lírios e das Violetas
Av. Jules Verne, no cruzamento com a rua Antônio Brutomesso
Av. Robert Koch, em frente ao hospital HU
Av. Robert Koch, nº 15, em frente à APAE
Colégio Universitário (executada em parceria com a instituição – EIV)
Rua Monte Castelo, na travessia para o Colégio Universitário (executada em parceria com a instituição – EIV)
Rua Agnello Theodoro de Paula, em frente à escola
Rua Figueira, em frente ao Colégio Polivalente
Rua Serra dos Pirineus, entre as ruas Serra do Bendegó e Serra Paranapiacaba
Rua Serra dos Pirineus, próxima à rua Serra do Parimã
Rua Tietê, em frente à Unopar
Rua Toschio Imai, na Gleba Palhano
Rua das Açucenas, no Alto da Colina
Rua das Grevilhas, nº 245 (Alto da Colina)
Rua das Grevilhas, nº 429 (Alto da Colina)
Terminal Central
Terminal Zona Oeste
Av. Abraham Lincoln
Av. Arthur Thomas, em frente ao Colégio Castaldi
Av. Leste Oeste no cruzamento com a rua Benjamin Constant
Av. Saul Elkind, em frente ao Corpo de Bombeiros
Av. Saul Elkind, nº 5.000
Av. Winston Churchill x Rua Sudão
Rua Souza Naves no cruzamento com a rua Henrique Dias
Projetos de faixas que aguardam análise do IPPUL
Av. Luigi Amorese no cruzamento com a rua Óleo Pardo
Av. Arthur Thomas, entre as ruas Serra dos Parecis e Serra do Cadeado
Av. Duque de Caxias, em frente ao Colégio Maxi
Terminal Acapulco
Terminal Vivi Xavier
Rua José da Silva, em frente ao Mercado Tonhão
Av. Gines Parra, em frente ao Mercado São Marcos
Av. Saul Elkind, em frente à Igreja Presbiteriana e Caixa Econômica Federal
Rua Lázaro José Carias de Souza, em frente à Escola Municipal Nara Manela
Av. Santos Dumont, no cruzamento com a rua Luiz Rosseto
Confira também o mapa virtual das faixas elevadas em Londrina
Fotos: divulgação – CMTU