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Prefeitura de Londrina constrói faixas elevadas para reduzir acidentes no trânsito

 

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Mais de 30 vias ganharam as faixas personalizadas e outras 13 já estão programadas. Município analisa a instalação em outros 10 pontos nos próximos meses

A Prefeitura de Londrina deu início na quarta-feira, 24, à construção das faixas elevadas da avenida Inglaterra, próximo ao supermercado Viscardi. O objetivo é reduzir a velocidade das vias na região e, com isso, o risco de acidentes.

Estão sendo feitas as instalações das bases para a concretagem, também o alargamento e nivelamento das calçadas. Os trabalhos iniciais são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras. Posteriormente, os serviços de sinalização e pintura serão feitos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) e a previsão é de que as duas faixas estejam prontas na semana que vem.

Desde agosto de 2014 até o momento, foram construídas 30 faixas elevadas na cidade, em locais avaliados como perigosos para a travessia de pedestres. Somente nos últimos três meses, 16 vias passaram a contar com a medida, outras 13 estão programadas para execução e mais 10 outros pontos estão sendo analisados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Londrina escolhe a vida!

Resumo dos tópicos

com prioridade no projeto

1 – Sinalização

2 – Pontos críticos

3 – Radares fixos

4 – Faixas de pedestres

5 – Faixas elevadas p/ travessia de pedestres

6 – Complementação do sistema semafórico

7 – Controle manual com agentes de trânsito

8 – Acessibilidade / Mobilidade

9 – Educação de Trânsito

10 – Sinalizadores móveis

11 – Blitz em horários alterativos

Dentre as prioridades do Município, as melhorias pontuais no trânsito da cidade, sobretudo no combate às ocorrências com vítimas fatais, têm sido uma exigência do prefeito Alexandre Kireeff. Neste sentido, a CMTU desenvolveu o programa “Londrina escolhe a vida”, por um trânsito mais pacífico, humanizado e seguro. Como parte das ações, está a construção das faixas elevadas. “Entendemos que este recurso tem sido muito eficiente para a atenção dos condutores, já que a faixa elevada o obriga a reduzir a velocidade, oferecendo mais segurança para a travessia dos pedestres. Temos dado preferência aos locais que apresentam características de risco para essa travessia, com grande concentração de pessoas”, diz José Carlos Bruno de Oliveira, presidente da CMTU.

Segundo o diretor de trânsito da Companhia, Hemerson Pacheco, é significativa a mudança de comportamento do motorista nas vias em que foram construídas as faixas elevadas. “Além de ela chamar a atenção a alguns metros de distância, o condutor  ‘tira o pé’ automaticamente, tendo, inclusive, que mudar de marcha, saindo de uma mais leve e veloz para uma mais pesada. Somente isso já é uma intervenção importante, a qual oferece mais segurança no caso de alguém estar atravessando a rua, para que o motorista visualize, pare e espere”, defende Pacheco.

PROGRAMAÇÃO

Faixas que serão construídas, em ordem de programação

Av. Inglaterra, próxima ao Supermercado Viscardi (em execução)

Av. Francisco Gabriel Arruda, em frente à Escola Municipal Moacyr Camargo Martins

Av. Guilherme de Almeida, 2.739, em frente à Escola Osvaldo Cruz

Rua Alvorada, em frente à Escola Municipal Eurides Cunha

Av. Saul Elkind, próxima ao número 523

Av. Saul Elkind, próxima ao número 4.618

Av. Sílvio de Barros, em frente ao Terminal Gavetti  (2 faixas)

Av. Arthur Thomas, em frente à UPA

Av. Santos Dumont, em frente à Praça Nishinomiya  (3 faixas)

Rua Sebastião A. São Callero, próxima à Sede Provincial das Irmãs de Santa Ana

Faixas Elevadas já construídas

Av. Bandeirantes, em frente ao Hospital Evangélico

Av. Bandeirantes, em frente à Farmácia Preço Popular

Av. da Maratona, próxima à Escola Municipal Jardim Olímpico

Av. das Américas, no cruzamento com Rua Lázaro Zamenhof

Av. do Café, próxima à rua Dona Carlota

Av. Guilherme de Almeida, em frente ao CAIC

Av. Guilherme de Almeida, entre as rua dos Lírios e das Violetas

Av. Jules Verne, no cruzamento com a rua Antônio Brutomesso

Av. Robert Koch, em frente ao hospital HU

Av. Robert Koch, nº 15, em frente à APAE

Colégio Universitário (executada em parceria com a instituição – EIV)

Rua Monte Castelo, na travessia para o Colégio Universitário (executada em parceria com a instituição – EIV)

Rua Agnello Theodoro de Paula, em frente à escola

Rua Figueira, em frente ao Colégio Polivalente

Rua Serra dos Pirineus, entre as ruas Serra do Bendegó e Serra Paranapiacaba

Rua Serra dos Pirineus, próxima à rua Serra do Parimã

Rua Tietê, em frente à Unopar

Rua Toschio Imai, na Gleba Palhano

Rua das Açucenas, no Alto da Colina

Rua das Grevilhas, nº 245 (Alto da Colina)

Rua das Grevilhas, nº 429 (Alto da Colina)

Terminal Central

Terminal Zona Oeste

Av. Abraham Lincoln

Av. Arthur Thomas, em frente ao Colégio Castaldi

Av. Leste Oeste no cruzamento com a rua Benjamin Constant

Av. Saul Elkind, em frente ao Corpo de Bombeiros

Av. Saul Elkind, nº 5.000

Av. Winston Churchill x Rua Sudão

Rua Souza Naves no cruzamento com a  rua Henrique Dias

Projetos de faixas que aguardam análise do IPPUL

Av. Luigi Amorese no cruzamento com a rua Óleo Pardo

Av. Arthur Thomas, entre as ruas Serra dos Parecis e Serra do Cadeado

Av. Duque de Caxias, em frente ao Colégio Maxi

Terminal Acapulco

Terminal Vivi Xavier

Rua José da Silva, em frente ao Mercado Tonhão

Av. Gines Parra, em frente ao Mercado São Marcos

Av. Saul Elkind, em frente à Igreja Presbiteriana e Caixa Econômica Federal

Rua Lázaro José Carias de Souza, em frente à Escola Municipal Nara Manela

Av. Santos Dumont, no cruzamento com a rua Luiz Rosseto

 

Confira também o mapa virtual das faixas elevadas em Londrina

 

Fotos: divulgação – CMTU

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