Destaques

Conferência da Assistência Social elege novo conselho

ConfAssistenciaLJP

Foram eleitos 18 representantes de diferentes áreas para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) 2015 – 2017

 

Durante dois dias, aproximadamente 500 pessoas participaram da XI Conferência Municipal de Assistência Social, que foi realizada na sexta-feira (26) e sábado (27), na sede da Igreja Casa de Oração de Todos os Povos. O tema central foi  “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”. O evento teve o intuito de debater, avaliar e propor novas diretrizes para a consolidação dos direitos socioassistenciais em Londrina.

ConfAssistenciaLJ2PEntre os presentes na abertura, estava a secretária de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira; representando a presidência da Câmara Municipal, a vereadora Lenir de Assis; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Márcia Valim Paiva; o presidente do Conselho Nacional  de Assistência Social,  Edivaldo da Silva Ramos; a chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Deise Tokano.

Delegados, observadores e autoridades encaminharam 105 propostas que tiveram como base para a estruturação de três subtemas, sendo eles: “O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferências de renda nos territórios”, “O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS” e “Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática”. Também foram feitas cinco indicações de deliberações prioritárias que foram aprovadas em Londrina para serem encaminhadas às esferas estadual e federal.

ConfAssistenciaLJ3PSegundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Márcia Valim Paiva, a conferência é indispensável porque garante a participação dos usuários no estabelecimento das prioridades em relação aos serviços, atendimentos e demandas.  “É um espaço que garante ao usuário a participação na construção de políticas para a área. Visa uma construção coletiva da participação e deliberações em atender as expectativas”, afirmou.

Foram aprovadas 55 propostas relacionadas a outras políticas públicas que serão encaminhadas à área de referência, como educação, saúde, habitação, entre outras. Também foram eleitos sete delegados, sendo eles da Prefeitura de Londrina e da sociedade civil que representarão o município na Conferência Estadual dos dias 7 a 9 de outubro.

Para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) 2015 – 2017 foram eleitos quatro representantes dos serviços de proteção social básica, dois dos serviços de proteção social especial, um das organizações profissionais ligadas à área, um para organizações e/ou movimentos da sociedade civil organizada sem fins lucrativos e sem prévia definição específica e dez para representar os usuários da assistência social.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos