Secretaria da Mulher abre atividades do ano da Feira Arte Mulher Empreendedora
Encontro reuniu participantes da feira e divulgou as regras e planejamento da iniciativa para 2025

Nesta segunda-feira (17), no Auditório da Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) promoveu o primeiro encontro do ano com as participantes da Feira Arte Mulher Empreendedora. O objetivo da atividade foi divulgar as regras atualizadas da feira para a edição de 2025 da iniciativa, assim como realizar um momento de integração através de um café e exposição de produtos das empreendedoras.
Coordenada pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM) da SMPM, a Feira Arte Mulher Empreendedora será realizada, a partir de março, em diversos locais da cidade. O calendário das ações será divulgado em breve no site da Prefeitura e nas redes sociais da Secretaria. A SMPM também publicará, nos próximos dias, a agenda com os cursos e oficinas que o COM vai oferecer neste ano.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, destacou que a programação do Mês da Mulher, que ocorrerá em março, terá a participação intensa das integrantes da Feira Arte Mulher Empreendedora. “Inclusive, também vamos levar esses trabalhos para serem divulgados nos bairros de Londrina. Estivemos no lançamento do mutirão ‘Viva o Centro’ e vamos levar os produtos para outras regiões da cidade, com um espaço para as produções das participantes da Feira Arte Mulher Empreendedora. Além disso, a ação tem diversos parceiros como supermercados e shoppings que também receberão esses eventos durante todo o decorrer do ano”, disse.
Chiesa frisou que a SMPM em breve fará um chamamento público para cadastrar participantes para a feira, direcionado a mulheres com idade a partir de 18 anos e residentes em Londrina. “Nosso foco é ampliar a participação no programa. Estamos incentivando o empreendedorismo feminino até por conta da criação da Sala da Mulher Empreendedora de Londrina, que é a primeira do Paraná e a terceira do Sul do Brasil”, afirmou.
Ainda segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, a feira oferece diversos benefícios para as participantes. “É um momento de integração, interação, produtividade, visibilidade e que ajuda principalmente no protagonismo e autonomia financeira dessas mulheres empreendedoras”, acrescentou.

Metas – A Feira Arte Mulher Empreendedora tem como finalidade apoiar e promover iniciativas individuais e coletivas de artesanato e empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e de inclusão social e produtiva para as mulheres de Londrina.
Entre as estratégias de apoio aos empreendimentos de mulheres, destacam-se a divulgação da Feira visando a comercialização de produtos e serviços oriundos de produção artesanal e de empreendimentos liderados por mulheres. Também é realizada a identificação e articulação de locais para a realização da Feira com participação das mulheres cadastradas em outros eventos realizados em parceria com a Prefeitura de Londrina. Outro eixo de atividade é o estímulo à capacitação e qualificação profissional para o trabalho e geração de renda, bem como para o desenvolvimento de potencialidades e habilidades das mulheres.

Anteriormente, a SMPM manteve outras iniciativas que precederam a Feira Arte Mulher Empreendedora, como a Feira de Artesanato Mãos Talentosas e a Feira Arte Mulher. Porém, enquanto essas ações eram voltadas para artesãs, o foco atualmente está em empreendedoras de diversos ramos, com o propósito de democratizar a feira.
A artesã Rosalina Batista é uma participante ativa das ações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Batista, que por três vezes foi presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), atualmente integra o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) como representante da Associação de Entidades de Mulheres do Paraná (Assempa). Além disso, também desenvolve atividades de artesanato, especialmente a produção e comercialização de bordados.
Para ela, a Feira Arte Mulher Empreendedora é um projeto relevante e desafiador. “É uma ideia boa e que pode ser integrada com ações de outras secretarias. O empreendedorismo hoje é importante para a sociedade, e essa iniciativa auxiliará na organização e fortalecimento dessa política pública”, sublinhou.