Efeitos do uso de drogas na vida laboral são tema de palestra na Prefeitura
Programada para quinta-feira (20), a palestra é direcionada às chefias e pessoas de referência das secretarias municipais; o evento é gratuito e a inscrição deverá ser realizada no site da Escola de Governo

Nesta quinta-feira (20), das 9h às 11h, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) oferece aos servidores públicos a palestra “Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas e o Impacto na Vida Laboral”. A atividade será realizada no 2º piso da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635) e é direcionada às chefias imediatas e às pessoas de referência de cada secretaria, porém, qualquer servidor que tiver interesse pode participar. A palestra é gratuita e a inscrição deve ser realizada pelo site da Escola de Governo.
Entre os assuntos abordados na palestra ministrada pelas psicólogas da SMRH, Thalita Ideriha e Lenita Balekian, se destacam os fatores que configuram o alcoolismo como dependência química, quais os sintomas e como a chefia deve proceder ao identificar algum servidor nesta condição.
Já o corregedor-geral do Município, Jefferson Bento Costa, que também palestrará, irá explanar sobre os impactos da dependência na vida funcional das pessoas, bem como alertar sobre as consequências jurídicas a que o servidor estará submetido e como a chefia deve proceder nesses casos.
Ao discutir esses temas com os líderes das secretarias, a expectativa é que o conteúdo da palestra seja replicado ao maior número de servidores possíveis, como destacou a diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Fernanda Morita. “É de suma importância para entendermos melhor a respeito dessas doenças, uma vez que elas estão inseridas na Classificação Internacional de Doenças (CID). Além disso, é extremamente necessário orientar acerca dos fatores de riscos e de proteção, sintomas, o papel das chefias, e as consequências legais que um servidor nessa situação pode enfrentar”, disse.
Morita informou ainda que, além da palestra, outras iniciativas são tomadas visando o cuidado e o bem-estar dos servidores que passam por problemas com vícios. “Para estes servidores, nós já temos um grupo de apoio que realiza sessões todas as segundas-feiras de manhã”, contou. O grupo citado pela diretora atualmente atende 11 servidores.
Servidores que estejam enfrentando algum tipo de problema com vícios podem entrar em contato com a equipe do serviço psicossocial da Diretoria de Saúde Ocupacional da SMRH, pelo telefone (43) 3372-4069.
Texto: Lucas Worobel, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.