Prefeito Tiago Amaral recebe autoridades para discutir medidas de segurança pública
Reunião na Prefeitura de Londrina teve a presença dos prefeitos de Cambé, Conrado Scheller, e de Ibiporã, José Maria Ferreira, e do secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira

Na manhã desta terça-feira (18), lideranças municipais e representantes das forças de segurança se reuniram no auditório da Prefeitura de Londrina para discutir as ações adotadas diante dos atos de vandalismo ocorridos na noite de ontem. O encontro contou com a presença dos prefeitos de Londrina, Tiago Amaral, de Cambé, Conrado Scheller, e de Ibiporã, José Maria Ferreira, além do secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, do secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, vereadores e representantes da comunidade.
O prefeito Tiago Amaral destacou que a decisão de suspender temporariamente os serviços públicos como o transporte coletivo e a coleta do lixo foi baseada em critérios técnicos para garantir a segurança da população. “Nós vamos manter os serviços públicos em funcionamento porque avaliamos que a situação está controlada pelas forças de segurança do Município e do Estado, incluindo a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Penal”, afirmou Amaral.
O chefe do Executivo londrinense reforçou que todos os serviços essenciais, incluindo transporte coletivo, educação e coleta de lixo, foram retomados.

Amaral também ressaltou a necessidade de uma ação conjunta entre os municípios para garantir a segurança de toda a região. “Nós nos reunimos com os nossos vereadores e prefeitos da região, deixando claro que a nossa região é uma só. Ontem, quando aconteceram problemas em Londrina, tivemos uma tentativa de início de foco em Cambé, e a interrupção dos serviços públicos aqui afetou também Ibiporã e Cambé”. Segundo ele, a colaboração entre as prefeituras e o apoio das forças policiais foram fundamentais para restabelecer a ordem.
O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, destacou a importância da ação coordenada entre os municípios e reforçou o papel das forças de segurança. “A nossa união não pode ficar só em discurso, tem que ser na prática. A cidade de Londrina passou por isso e respingou um pouco em Cambé, mas tudo foi rapidamente controlado pela Polícia Militar. O nosso papel é restabelecer a ordem nas cidades”, disse Scheller.
Já o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, enfatizou que a tranquilidade no município se deve à resposta rápida das autoridades londrinenses. “Ibiporã, graças a Deus, está tranquila, mas isso se deve à própria reação da prefeitura de Londrina e dos órgãos de segurança sediados na cidade, que permitiram que o mal-estar e a violência não se espalhassem para os outros municípios da região”, afirmou Ferreira.

Em sua fala aos representantes da sociedade civil organizada e líderes comunitários presentes à reunião, o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou a importância de que eles levem às suas comunidades o recado de que a situação na cidade está sob controle.
“É importante que os senhores, que representam a sociedade, informem que nós temos o controle da situação, e que não convém parar serviços essenciais, como as aulas, o transporte público e a coleta de lixo. Onde houver pontualmente qualquer problema, comuniquem a segurança pública, por meio da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que iremos àquele ponto. O que não se pode fazer é gerar uma sensação de insegurança maior do que está. Hoje, nós temos o controle, e os senhores, que representam as comunidades, e, claro, a imprensa aqui presente, são importantíssimos para levar esse recado pontualmente a cada região”, afirmou.
Durante a reunião, o prefeito Tiago Amaral reforçou que o direito à manifestação é garantido, mas que desordem e atos de vandalismo não serão tolerados. “Apoiaremos qualquer manifestação pacífica, mas não permitiremos baderna e tentativa de transformação em caos”, declarou.
O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Londrina, Emanoel Gomes, vereadores de Cambé e Ibiporã, secretários municipais e representantes da comunidade.