CMTU vence prêmio nacional P3C para projetos de inovação
Prefeito Tiago Amaral recebeu a premiação em São Paulo do projeto que implementou o ITS no transporte público coletivo

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) venceu a 4º edição do Prêmio P3C para projetos de inovação. A CMTU concorreu na categoria Melhor Gestão Pública de Projetos Municipais com o projeto “Inovação nos Contratos de Concessão do Transporte Público Coletivo com implantação de ITS (Intelligent Transport Systems)”.
A premiação ocorreu na segunda-feira (24), na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo, e contou com a presença do prefeito Tiago Amaral, do presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, e do diretor de Transportes da Companhia, Fernando Porfírio.

O P3C é o principal evento multissetorial de PPPs (Parcerias Público Privadas) e Concessões do Brasil. A premiação tem como objetivo reconhecer profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam no setor de infraestrutura econômica, social e ativos ambientais. Mais de 210 projetos se inscreveram na premiação.
O diretor-presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, comemorou a conquista do prêmio e agradeceu o trabalho realizado pelos servidores, técnicos e diretores anteriores que colocaram o projeto do CIOP em prática.
“A nossa missão é trabalhar da melhor forma possível com todos estes dados disponíveis para que o cidadão na ponta tenha um serviço melhor, mais eficiente e mais integrado. E este projeto vai de encontro com a proposta do prefeito Tiago Amaral de tornar Londrina realmente uma cidade inteligente”, apontou.

Projeto – A inovação apresentada no projeto indicado pela CMTU traz como grande novidade a criação do Centro de Inteligência Operacional (CIOP), instalado na sede da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), e que deu início à utilização do Sistema de Transporte Inteligente (ITS, na sigla em inglês), classe mundial, no gerenciamento do transporte coletivo de Londrina.
O CIOP consegue integrar, no mesmo ambiente, as duas empresas que operam o transporte público da cidade e também o órgão gestor, garantindo um sincronismo nas ações.
Os usuários podem acompanhar as informações do sistema em tempo real através da plataforma MOV BusTime, além de painéis instalados nos terminais de ônibus e em sistemas de áudio nos coletivos, com avisos de próxima parada durante os deslocamentos.