Cultura sedia workshop gratuito de fotografia nesta quinta-feira (27)
Voltado a microempreendedores com interesse em fotografia de produtos e iniciantes em fotografia, o curso será realizado pelo fotógrafo e artista Yashiro Imazu

Nesta quinta-feira (27), às 8h30, o diretor de fotografia e artista visual Yashiro Imazu realizará o Workshop “Como fotografar o que eu quero”, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura (Praça Primeiro de Maio, 110, Centro). Voltado a microempreendedores com interesse em fotografia de produtos e iniciantes em fotografia, o workshop é uma realização da Associação de Empreendedores de Londrina e Região Metropolitana (ASSELM).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link. Imazu incentiva que os interessados levem amostras dos seus produtos, para dicas de fotografia cedidas pelo artista.
Entre os conhecimentos e habilidades desenvolvidos no curso, Imazu apresentará aos participantes técnicas de iluminação, temperatura de cor, ângulos e planos, além de mostrar como fotografar com equipamentos possuídos pelos próprios participantes, análise fotográfica de paisagens e produtos, e maneiras de possuir um feed no Instagram que converse com o público-alvo atendido.
“Também teremos uma dinâmica para executar o que aprendemos, com as ferramentas existentes no celular e câmera de cada pessoa. Também teremos uma mesa para fotografia de produtos pequenos, onde vamos testar os próprios produtos dos participantes”, explicou.
Para futuros fotógrafos e conhecedores da área, o diretor de fotografia compartilhou uma das dicas para quem quer se profissionalizar no ramo. ”Procure um nicho que você goste e se aprofunde o máximo possível”, salientou Imazu.
Após a realização do workshop na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Imazu tem a previsão de realizar também um workshop de fotografia básica com foco nas principais ferramentas da câmera e celular, além de outro workshop sobre fotografia e arte, envolvendo a análise fotográfica, saída fotográfica e história por trás das imagens. Os cursos e datas ainda serão divulgados por meio das redes sociais do Ateliê Yashiro Imazu (rua Idalino César, 110), espaço onde ocorrerá a realização das atividades.

Retrato – Artista, fotógrafo e produtor cultural, Yashiro Imazu possui graduação em Artes Visuais e Multimídia pela Universidade Norte do Paraná – Unopar, Fotografia Arte e Técnica pelo Senac, além de ser pós-graduando em Arteterapia – Censupeg e em Cinema e Documentário, no Cineclube “A Hora Mágica”, pelo projeto RodaMemória, realizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), em 2011.
Começou na fotografia aos 12 anos, após ganhar uma câmera de sua avó. Como já possuía o hábito de pintar quadros desde os nove anos, utilizava a fotografia como forma de capturar paisagens e então revelá-las por meio da pintura.
Durante a adolescência morou no Japão, onde comprou sua própria câmera, iniciando trabalhos de fotografia em shows e eventos, documentando a sua vivência no país por meio das suas lentes fotográficas.
Colaborou em mais de 20 produções de cinema em Londrina e região, atuando como produtor, diretor de fotografia e direção em documentários. É também conhecido por organizar a Feira Café Impresso, o evento ART Palhano e o Festival Surrealia, existente em Londrina desde 2015, onde expôs mais de 300 obras de arte de 80 artistas nacionais.
Entre as exposições de arte que realizou está “Caminhos de Pedras”, em 2014, uma exposição fotográfica feita após um mochilão por diversos países da América Latina. Além disso, também realizou diversas exposições em museus e universidades do Paraná e Santa Catarina.
Próximos cliques – Sobre seus novos projetos, Imazu adiantou que está produzindo Akai Mori, do japonês “Floresta Vermelha”’. O trabalho audiovisual retrata a imigração japonesa no norte do Paraná e o crescimento da cidade de Londrina, contado a partir da chegada de uma família de imigrantes à terra vermelha.
“O projeto, além de enfatizar sobre a cultura japonesa e trajetória dos imigrantes, também fala sobre preconceito amarelo e como a perseverança foi importante para o reflexo do que temos hoje nessa região em diversas áreas, como na agricultura, culinária, e nas artes”, salientou Imazu.
O vídeo está sendo produzido com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura e ainda será divulgado por suas redes no instagram.
Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina