Destaques

Prolongamento da Avenida dos Pioneiros ganha reforço na iluminação

Moradores comemoram instalação de mais nove pontos na Avenida João Miguel Caram, na zona leste

Moradores dos residenciais e condomínios localizados próximos à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na zona leste da cidade, celebram a instalação de mais nove pontos de iluminação em LED na Avenida João Miguel Caram, que é um prolongamento da Avenida dos Pioneiros. Assim, toda a extensão da via, nos dois sentidos, está com o sistema de iluminação completo.

As equipes operacionais da Londrina Iluminação levaram dez dias para instalar os nove postes com as luminárias do modelo LD1, que são consideradas mais potentes, conforme explica o diretor de Operações da companhia, Vitor Horita. “Essas luminárias têm de 200 a 250 watts e expelem mais lumens, tornando a iluminação mais forte, o que garante mais segurança para a população do entorno”, afirma.

Alívio – As novas luminárias entraram em funcionamento no último dia 21 de fevereiro, para alegria e alívio dos moradores da região. “Para mim foi ótimo porque eu sempre tinha que dirigir com o farol alto nesse trecho, principalmente depois que um senhor foi atropelado. Eu ficava com medo porque o pessoal gosta de caminhar pela lateral da avenida, a gente teme acabar acontecendo um acidente, uma tragédia. Mas a primeira vez que eu vim do trabalho e eu vi as luzes, meu Deus, foi uma vitória, faz seis anos que moramos aqui e há seis anos nosso síndico vinha pedindo a iluminação”, conta a técnica em perícia Tânia Lopes, moradora em um dos condomínios localizados na avenida.

Além das luminárias, foram instalados 350m de rede de baixa tensão / Crédito: Augusto Soares/Londrina Iluminação

Segurança – Vizinha dela, a diarista Ozânia de Sá relata que vai se sentir mais segura ao chegar do trabalho. “Eu só uso ônibus, e quando eu chegava em casa à noite era um breu, descer aqui era um perigo. E eu saio de manhã cedo para trabalhar, tinha dia que às 6 horas isso aqui estava uma escuridão”, afirma.

Agora, a moradora diz que pretende fazer as caminhadas noturnas, prática que ela evitava por questões de segurança. “Depois que instalaram a iluminação já vi o povo fazendo caminhada, e eu vou fazer também, porque à noite a gente não saía, era uma escuridão, até assalto aqui na frente teve. Estava muito perigoso”, diz.

Além dos novos nove postes e luminárias, o serviço de iluminação na Avenida João Miguel Caram também envolveu a instalação de 350 metros de rede de baixa tensão, totalizando investimento de R$ 80 mil.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos