Comitê Ampliado da Dengue realiza primeiro encontro de 2025
Reunião tratou dos dados referentes à situação atual da dengue no Município de Londrina e das atualizações sobre o monitoramento da doença

Na manhã de hoje (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, promoveu a primeira reunião do Comitê Ampliado da Dengue de 2025. Diversos dados sobre a atual situação da dengue e o sobre o monitoramento da doença no município de Londrina foram apresentados pela equipe. A reunião aconteceu na sede da Associação Médica de Londrina (AML), localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055.

A secretária de Saúde interina, Rita Domansky, esteve na reunião e enfatizou a necessidade da união de todos no combate à dengue. “A reunião do Comitê Ampliado da Dengue é uma ação importante para apresentar o atual cenário epidemiológico para a sociedade e quais ações estão sendo realizadas para enfrentar esse cenário. Mais importante ainda é pedir a colaboração de todos para um trabalho integrado de combate à dengue”, enfatizou.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, falou sobre os objetivos do encontro e da importância de manter um diálogo aberto com a sociedade civil organizada. “O Comitê Ampliado tem o objetivo, como o nome mesmo diz, de buscar não só o apoio dos profissionais de saúde, mas da sociedade civil organizada com um todo. Essa parceria é o que faz a diferença nessa mobilização do combate à dengue”, ressaltou.
O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Nino Ribas, apresentou os dados do cenário epidemiológico atual e as ações já implementadas pelo Plano de ação de Combate à Dengue “Londrina sem dengue, sua ação salva vidas”. Dentre as atividades citadas estão os mutirões de Dia D contra a Dengue, com as ações de bota fora apoiadas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a vacinação de crianças de 10 a 14 anos, as ações de educação e conscientização da população, o uso de drones como nova tecnologia para vistoriar imóveis fechados e cursos de atualização e treinamento das equipes de saúde.

Mutirão Vista Bela – Na sexta-feira (28) e sábado (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizam o quarto Dia D de Combate a Dengue, desta vez no bairro Vista Bela. Os bairros Panissa e Maracanã, Vale Azul e o distrito da Warta já receberam as atividades do mutirão.
A escolha da localidade foi é feita através de uma análise dos últimos 15 dias em relação ao cenário epidemiológico. A região do Vista Bela apresentou crescimento na incidência de casos notificados.
A atividade vai contar com o trabalho intensificado dos Agentes de Combate às Endemias, com distribuição de sacos verdes e orientação à população sobre o descarte correto dos materiais inservíveis. A CMTU estará presentes com caminhões e equipes recolhendo os materiais dispensados pelos moradores.