Prefeito e secretários dialogam com Sinduscon sobre demandas do setor de construção civil
Foram abordados assuntos referentes a áreas como Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, entre outras

Na tarde desta quarta-feira (26), o prefeito de Londrina Tiago Amaral, juntamente com secretários municipais de diferentes pastas, esteve reunido com representantes do Sindicato da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte) para receber solicitações de demandas referentes a esse setor na cidade. O encontro ocorreu na sede do Sinduscon e foi introduzido pela presidente do órgão, Célia Catussi, tendo como finalidade apresentar à nova gestão do Executivo sugestões e pedidos que possam aprimorar os serviços públicos envolvendo a construção civil e áreas correlatas.
A intenção dessa linha comunicativa é debater tópicos que possam colaborar com o desenvolvimento social e econômico de Londrina, de forma sustentável, incluindo possibilidades para curto, médio e longo prazo. Nesse contexto, conforme entendimento demonstrado entre as partes, o cerne das questões levantadas são a desburocratização, maior integração e celeridade nos processos.

As pautas elencadas, registradas em ofício, agregam pontos de diálogo sobre atribuições de responsabilidade das secretarias municipais do Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação, e Fazenda, além do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
O prefeito Tiago Amaral pediu que os secretários municipais presentes dessem retornos sobre os principais eixos de demandas levantadas pelo Sinduscon, a fim de transmitir uma primeira resposta e atualizar o panorama sobre como a nova gestão pretende atuar para criar soluções viáveis. “Uma das missões desta Administração Municipal é destravar processos de forma geral, aprimorar a integração entre as pastas, solucionar pontos que vinham sendo conflituosos, compatibilizar resoluções entre diferentes esferas de poder, otimizar agendas, cronogramas, diretrizes e diagnósticos. Para isso, estamos verificando ponto a ponto de cada secretaria com nossa equipe, e já existem trabalhos concomitantes ocorrendo nesse sentido. Londrina precisa de uma transformação que a torne mais moderna, eficiente e atrativa a investimentos. Estamos abertos ao diálogo com o Sinduscon para criarmos um ramal de soluções factíveis”, apontou.

Na avaliação da presidente do Sinduscon Paraná Norte, Célia Catussi, a reunião gerou pontos positivos de discussão e abriu novas portas para tratativas que beneficiarão Londrina em diferentes frentes. “Foi uma excelente oportunidade para conversarmos hoje com o prefeito e sua equipe técnica, onde pudemos mostrar nossas observações, trocar informações sobre as dificuldades atuais, sugerindo mudanças que consideramos necessárias e importantes para destravar procedimentos e impulsionar o município. A atividade transcorreu de maneira produtiva e sentimos que essa interação entre Prefeitura e o setor produtivo poderá trazer novos ganhos. Ficou sinalizado, claramente, um entendimento bom em torno de parte essencial das sugestões apontadas. Agradecemos pela atenção e presteza da nova gestão nessa visita”, disse.

O secretário municipal de Governo, Rodrigo Souza, foi um dos representantes da Prefeitura presentes na reunião de hoje. Na fase introdutória do encontro, ele destacou que é necessário ao Município atuar mantendo uma visão global e integrada sobre o funcionamento de suas políticas públicas para que elas evoluam e avancem de forma conjunta. “Acredito que essa é uma das chaves para um trabalho harmonioso e produtivo. Há grande empenho para melhorarmos vários pontos problemáticos atuais, e as secretarias estão planejando diariamente as estratégias que sejam verdadeiramente eficazes na definição dos melhores caminhos a serem traçados”, comentou.

Também participaram do encontro os secretários municipais Otávio Gomes (Obras) e Gilmar Domingues (Sema/Agricultura e Abastecimento), além de Cláudio Bravim, presidente do Ippul. Além deles, diretores do Sinduscon, consultores e representantes de construtoras e empresas do segmento de construção civil.
Sugestões listadas – Dentre os pontos direcionados à Sema, por exemplo, estiveram a renovação de convênio entre Prefeitura e o Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná; criação de sistema interno unificado para melhor interlocução entre Obras, Ambiente e Ippul; atualização de leis; facilitação e agilização na emissão de alguns documentos.

No escopo das ações do Ippul, o principal assunto levantado na reunião, a partir do ofício apresentado pelo Sinduscon, foi a alteração da fórmula da Outorga Onerosa, enquanto as sugestões para a Secretaria de Fazenda passaram pelo facilitamento do pagamento de ITBI com sistema próprio on-line e questões técnicas referentes a trâmites do ISS.
Já sobre a área de Obras e Pavimentação o ofício do Sinduscon aborda projetos, licitações e execução de obras públicas, sistema de drenagem, alteração de dispositivos legais vigentes, bem como a desburocratização de ações internas desta secretaria.
A Prefeitura de Londrina está trabalhando por meio de diversas frentes para desburocratizar ações e serviços. Grupos de trabalho e comitês estão sendo montados para essa finalidade, buscando otimizar e acelerar os processos hoje existentes, e reformulando-os sempre que necessário.