Destaques

Audiência debate futuro do saneamento de Londrina

AguaLJP

Foram apresentadas as alternativas para o sistema de água e esgoto do município com previsão para os próximos 30 anos

 

Em audiência realizada na noite de ontem (9), no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), foram debatidas as possibilidades a respeito de quem será responsável por assumir o sistema de água e esgoto da cidade pelos próximos anos. O Município apresentou o levantamento patrimonial e financeiro da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), através de um estudo desenvolvido pela empresa Ceres Inteligência Financeira Ltda., de Belo Horizonte (MG), contratada por licitação.

AguaLJ3PParticiparam do evento o prefeito Alexandre Kireeff, o assessor executivo do Município, Carlos Geirinhas, o Procurador Geral do Município, Paulo Valle, o vereador Jamil Janene, presidente da Comissão Especial de Saneamento da Câmara Municipal, e o diretor da empresa Ceres, Alexandre Galvão.

Para um auditório repleto de pessoas interessadas no tema, foram apresentados os três caminhos possíveis referentes ao futuro do serviço de saneamento de Londrina, fundamentados por alternativas legais, sob orientação da Procuradoria Geral do Município. As possibilidades são a renovação do contrato de programa com a Sanepar, a abertura de uma nova licitação ou a municipalização dos serviços de água e de esgoto.

O prefeito Alexandre Kireeff enfatizou que a decisão do Município será amparada por razões técnicas e baseada nas avaliações feitas nos últimos seis meses pela empresa licitada. “Os estudos são consistentes e possuem números esclarecedores que darão subsídio para a definição do Executivo Municipal. Independente da decisão que venha a ser tomada, isso será obrigatoriamente encaminhado à Câmara de Vereadores. É um processo que será decidido pela cidade de Londrina”, afirmou.AguaLJ4P

Segundo Carlos Geirinhas, a preocupação da prefeitura é promover a melhoria dos serviços e qualidade de vida dos londrinenses. “Não é de forma fortuita que tomaremos uma decisão tão importante que valerá para os próximos 30 anos. Não faremos uma escolha que não venha para atender apenas e tão somente aquilo que represente o melhor caminho para a cidade”, frisou.

O estudo técnico desenvolvido pela empresa vencedora da licitação consiste em uma avaliação detalhada que inclui dados estatísticos sobre os lucros da Sanepar e os investimentos feitos pela empresa no município ao longo dos últimos 40 anos. Também sugere os investimentos a serem realizados para os próximos 30 anos, capazes de atenderem a demanda de crescimento da população. O foco do estudo consiste na avaliação Patrimonial, Econômica e Jurídica, apresentando sugestões de metas a serem cumpridas para a próxima concessão.

O estudo ainda apresenta, para cada uma das opções possíveis, vantagens, desvantagens, oportunidades e riscos que darão suporte para a decisão do Executivo.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos