CMTU divulga “Placar do Trânsito” de junho
Foram iniciadas reuniões com motociclistas com o objetivo de buscar soluções e melhorias para o trânsito da cidade
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou o “Placar do Trânsito” com números referentes ao mês de junho. Mais uma vez, houve uma redução no volume de ocorrências registradas em comparação ao mesmo período de 2014, de 1.965 para 1.720 neste ano. O total de vítimas também teve queda, de 2.410 para 2.019.
Um índice preocupante apresentado no mesmo comparativo é o número de mortes, com aumento de 52, em 2014, para 54 em 2015, e de atropelamentos, de 11 no ano passado para 21 neste ano. Porém, deste total, 33 são mortes em vias urbanas, administradas pelo Município, e 21 são óbitos em rodovias urbanas e rurais administradas por outros órgãos.
Os acidentes com motos continuam liderando o ranking, apesar da queda em 2015: 1.247 em 2014 e 1.071 em 2015. Com relação ao perfil das vítimas fatais de acidentes, 19 óbitos são de pessoas com idade entre 31 e 59 anos; 20 óbitos são de pessoas acima dos 60 anos, sendo que 14 delas foram vítimas de atropelamento. Do total de mortes, 43 são homens e 11 são mulheres – 54 pessoas de janeiro a junho de 2015.
O mapa dos acidentes de trânsito em Londrina pode ser acessado no endereço https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=z8U9sAUe3lfM.kq_28L5tE2pI e o mapa das faixas elevadas na cidade neste link https://www.google.com/maps/d/viewer?usp=sharing&mid=z8U9sAUe3lfM.kLIVF6r0hzWw
Autuações – De janeiro até junho deste ano foram registradas 34.400 multas. Dirigir sem o cinto de segurança continua liderando a lista, com 4.787 infrações. O uso do celular ao volante também persiste ocupando o segundo lugar, com 4.088 multas.
Desde agosto de 2014 até o momento foram construídas 33 faixas elevadas na cidade, em locais avaliados como perigosos para a travessia de pedestres. Mais de 20 outros locais estão sendo analisados e planejados para execução.
A CMTU também deu início às reuniões com os motociclistas. O objetivo é formar um grupo de “apoio”, unindo poder público e sociedade para soluções e melhorias no trânsito da cidade (infraestrutura e comportamento).
Foto: divulgação