Destaques

Entidades de acolhimento recebem instruções sobre Projeto Político Pedagógico

assistencia.curso.VP

Diretrizes elaboradas para o projeto orientarão os trabalhos das instituições no cuidado às crianças e adolescentes em situação de risco

 

Teve início na manhã de hoje (16), o primeiro módulo da capacitação para as entidades participantes da rede de serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de Londrina. A formação continuada foi realizada das 8h às 17h30, na sede da Igreja Casa de Oração para Todos os Povos, localizada na rua Tupiniquins, 502, na Vila Casoni.

O primeiro módulo está dividido em dois dias, com continuidade nesta sexta-feira (17), das 8h às 12h e, à tarde, das 13h30 às 17h30, no mesmo local. Nesta primeira etapa, o psicólogo do Instituto Fazendo História de São Paulo (SP), Renato Luiz da Silva Fonseca, proferiu uma palestra que abordou o tema projeto político pedagógico no serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

Segundo a coordenadora do Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon), Lidia Loback, a palestra e as orientações do psicólogo vão auxiliar o processo de elaboração do projeto político pedagógico, que é exigido a todas as unidades de acolhimento da cidade.

“O palestrante tem muita experiência e conhecimento no trabalho com crianças e adolescentes. Ele está nos orientando sobre a formatação do projeto pedagógico, o que é importante para repensarmos nossas ações e estratégias de trabalho, num momento de reordenamento do Nuselon, onde estamos analisando o que podemos melhorar para avançarmos ainda mais”, explicou Lidia.

Atualmente, o Nuselon tem capacidade para atender 47 crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, que vivem em situação de risco e que necessitam de afastamento de suas famílias. Ao todo, a entidade acolhe 38 crianças nesta situação.assistencia.curso.V3

Mais sobre a capacitação – A capacitação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e as entidades de acolhimento de Londrina.  Ela é dirigida a todos os trabalhadores da rede socioassistencial, incluindo os trabalhadores dos Cras, dos Creas, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo, serviços de acolhimento institucional de adultos e conselhos.

Ao todo, a formação continuada terá cinco módulos, sendo o primeiro organizado pelo Nuselon. Em agosto, a Associação Projeto Pão da Vida será responsável pelo módulo 2, que abordará a temática “Sexualidade”. Em setembro, a Casa de Maria Centro de Apoio a Dependentes vai trabalhar a questão da “Drogadição”. Em outubro, os profissionais do Lar Anália Franco, falarão sobre a metodologia do atendimento do acolhido e sua família. Em novembro, a rede de serviços continua o processo de formação com a apresentação do projeto político pedagógico em oficina específica.

Para a gerente de serviços de alta complexidade da Assistência Social, Adriana dos Santos, “esta capacitação continuada institucionaliza as equipes que atuam no acolhimento a desenvolverem ações mais assertivas, ou seja, qualifica o trabalho direto com as crianças e adolescentes”.

Ao todo, em Londrina existem 157 vagas nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, sendo que 150 estão preenchidas. O acolhimento em abrigos é uma medida protetiva prevista na Lei Federal nº 8069/1990 e aplicável a crianças e adolescentes quando seus direitos reconhecidos forem ameaçados ou violados.

 

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos