Saúde vai a Brasília liberar recursos para o CAPS AD
Valor de R$ 2 milhões será utilizado para a construção de nova sede da unidade
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde devem ir a Brasília, no início de agosto, para ratificar o pedido de transferência de recursos na ordem de R$ 2 milhões, que o Ministério da Saúde destinou à construção da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
“Para que pudéssemos escolher um terreno adequado, solicitamos a prorrogação por oito meses para o envio da verba e, consequentemente, início das obras”, informou Suzana Verlingue, secretária interina de Saúde.
O consentimento positivo foi publicado no Diário Oficial da União, através da portaria nº 672 do dia 3 de junho de 2015. Nos próximos dias, a direção da secretaria municipal de Saúde deve anunciar em qual terreno será erguida a nova sede do CAPS AD.
Por determinação judicial, o Centro terá que desocupar o imóvel, que funciona numa área da Fundação Tamarozzi, até o dia 20 de agosto. Desde 2009, a entidade vinha requerendo a desocupação por suposta falta de pagamento de água e luz.
Segundo Suzana Verlingue, há cerca de dois anos a secretaria municipal de Saúde tentou diversas vezes resolver a situação, através do desmembramento dos relógios de água e luz da Fundação e do CAPS AD. “Como órgão público, a secretaria deve arcar somente com despesas de órgãos públicos ligados a ela. Não é admissível que o Poder Público pague a entidades filantrópicas por serviços não conveniados”, salienta .
O CAPS AD vai se instalar, provisoriamente, na antiga UBS do Milton Gavetti, que passará por pequenas adequações para usuários que utilizam os serviços mensalmente.
Foto: Luiz Jacobs