Saúde intensifica ações de combate à dengue

Estarão envolvidos, nas ações, 222 agentes de combate às endemias, que vão trabalhar em todas as regiões da cidade
A partir de amanhã, sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Endemias, estará intensificando as ações de combate à dengue, em diversos bairros de Londrina. Até a próxima sexta-feira (31), das 8 às 14 horas, será realizado um trabalho de remoção mecânica, em todas as regiões, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os cuidados de prevenção da dengue.
Na região norte, o trabalho será realizado nos bairros Farid Libos; Terra Nova e Maria Celina. Na região sul, será no Piza; Cafezal e Cristo Rey; na leste será no Mister Thomas; Rancho Alegre e HU. Na região oeste, os trabalhos serão concentrados no Sumaré; Santo Antônio e UEL. Já na região central, será no Pindorama; San Fernando; Ipiranga; Centro V e Aeroporto.
No domingo (26), das 8h às 14 horas, uma equipe estará desenvolvendo o trabalho de recuperação de imóveis fechados no União da Vitória, região sul da cidade. Além disso, os agentes darão continuidade ao trabalho de rotina. A Equipe de Operação de Inseticida estará atendendo pontos estratégicos, como empresas, oficinas mecânicas, ferros-velhos e borracharias, realizando o trabalho de bloqueio, nos casos suspeitos e confirmados da doença, que ainda persistem neste inverno. Estarão envolvidos, em todas as ações, 222 agentes de combate às endemias.
De acordo com a coordenadora de Endemias do município, em exercício, Roseli Rodrigues Bez, durante o trabalho de remoção mecânica, serão realizadas visitas domiciliares, nas quais serão feitas orientações, ao morador, sobre o destino correto da reciclagem e rejeitos. Após avaliação técnica do agente, caso haja necessidade, será deixado um saco de lixo para que o morador possa recolher os possíveis criadouros e dar destino correto nos dias normais de coleta.
Segundo ela, o trabalho é importante para conscientizar a população para que não armazene objetos desnecessários que possam acumular água. “Queremos que as pessoas tomem atitudes preventivas quanto a objetos expostos nos quintais, que podem ser possíveis criadouros do mosquito transmissor”, disse.
De 3 a 7 de agosto, o setor de Endemias deverá realizar o 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano. Após o resultado e avaliação técnica do LIRAa, serão definidos os locais onde as ações serão intensificadas.
Fotos: arquivo




