Aula no CCI Oeste ensina a construir um desidratador caseiro de alimentos
A oficina será conduzida pela professora Iria Hiromi Ishii, orientando sobre a montagem deste aparelho caseiro útil para uma alimentação sustentável e saudável

Integrando a programação especial do Mês da Mulher em Londrina, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Oeste, realiza nesta quarta-feira (26), às 9h, uma oficina gratuita que ensinará as participantes a montar um desidratador caseiro de alimentos. As interessadas, acima dos 60 anos, ainda podem se inscrever até o momento da aula, diretamente na sede do CCI, localizada na rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
A responsável por ministrar a atividade será Iria Hiromi Ishii, bióloga doutora em Ecologia e Recursos Naturais e professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus do Pantanal. Como foco na alimentação saudável, a educadora fará com as alunas um passo a passo sobre como criar um próprio desidratador de alimentos que podem ser frutas, vegetais, ervas e até alimentos cozidos.
A intenção, segundo ela, é proporcionar este aprendizado que pode ser útil a muitas pessoas. “Trata-se de um mecanismo de baixo custo, ecológica e ambientalmente corretos, sem a utilização de energia elétrica ou gás”, acentuou.
Ishii pontuou que a desidratação de alimentos é um processo antigo de conservação de alimentos, bem como uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável e natural. “Desidratar significa, em linhas gerais, secar o alimento para que ele possa ser armazenado por longo tempo”, acrescentou.
Em termos de estrutura, é possível montar um desidratador utilizando uma caixa de madeira ou de isopor, esticando uma tela ou uma grelha de metal para criar aberturas para ventilação. A oficina orientará sobre como fazer estes procedimentos, que incluem também a pintura interna do espaço de armazenamento com produto não-tóxico, por exemplo.
As participantes receberão um material impresso que guiará as ações durante a aula, podendo tirar dúvidas com a professora.