Documentário londrinense “Um Desvio Naquela Mesa” terá pré-estreia na quinta (27)
A exibição gratuita terá sessão única na Livraria Olga, na primeira edição do Cinema de Rua, em parceria com o Cine Cequinha

O curta-metragem “Um Desvio Naquela Mesa”, escrito e dirigido pela londrinense Louisa Savignon, terá a sua primeira exibição pública nesta quinta-feira (27), às 18h30, na primeira edição do Cinema de Rua, uma parceria entre a Livraria Olga e o Cine Cequinha. A sessão é gratuita e contará com a presença de parte do elenco e equipe e haverá um bate-papo após a exibição. A livraria fica na Rua Pio XII, 313.
Realizado através de uma co-produção UABI Filmes e Metafixa Produções, o filme foi um dos projetos aprovados pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Produzido ao longo de quatro meses em 2024, “Um Desvio Naquela Mesa” é um mergulho no cotidiano de Edna Aguiar, Silvia Borba e Raquel Palma, três artistas importantes da história da música e do teatro da cidade. Iniciados os primeiros encontros de preparação para o filme, elas se deram conta de que não havia registro algum do show que as uniu, um tributo a Nelson Gonçalves de 2019, com produção musical de Rovilson Pascoal, músico amigo de Edna que já produziu nomes como Elza Soares, Zeca Baleiro e Chico César.
A ideia inicial se transformou então numa busca por informações deste show perdido através de entrevistas com Rogério Cavalcanti, que foi produtor do show, o próprio Rovilson, Gelson Amaral, que foi cenógrafo e figurinista do show e Jacqueline Almada, que à época abrigou os músicos e forneceu para eles uma sala de ensaio. A partir disso, o filme segue em uma abordagem íntima e sensorial, fazendo o retrato íntimo das artistas, que fluem entre entrevistas sinceras e números encenados, levantando questões sobre memória, registro, música e afeto.
O documentário foi gravado com uma equipe técnica de apenas sete pessoas inteiramente formada por mulheres, o que propiciou o mergulho próximo e afetuoso na casa de cada uma das três artistas.
Raquel Palma é artista, cantora e atriz, nascida e radicada em Londrina. É vocalista da banda Abacate Contemporâneo desde 2014 e atualmente tem participado de diversos projetos para o cinema, para a TV e para os palcos, se consolidando como uma das artistas mais expressivas em atividade na cidade.
Edna Aguiar é cria do teatro, contadora de histórias e nascida na comunidade do Pito Aceso, em Londrina. Expandiu sua carreira em São Paulo, mas por motivos familiares fez seu retorno para Londrina, onde segue fazendo residência e se consolida como mestra da cultura há mais de uma década.
Silvia Borba é uma cantora e percussionista recifense que há cerca de 15 anos tem se dedicado à música em Londrina. Com uma técnica vocal impressionante e um timbre de “Rainha do Rádio”, Silvia explora o samba, o choro e outras vertentes. Em 2023 lançou seu primeiro álbum, “Fala Mulher”, sendo referência vocal na cidade.
Além de “Um Desvio Naquela Mesa”, serão exibidos também na primeira edição do Cinema de Rua os documentários “OMODÈ” (2025, 16 min) dirigido por Nanjilè e “Casa Cheia de Mim” (2025, 20 min), dirigido por Celina Becker, todos aprovados pela Lei Paulo Gustavo.
Texto: Assessoria de Imprensa