Prefeitura apoia 2º Dia De Luta da População em Situação de Rua
Estão previstas atrações culturais e serviços oferecidos pelo Município em benefício aos moradores de rua
No dia 19 de agosto, a partir das 15 horas, na Concha Acústica de Londrina, será realizada a segunda edição do Dia De Luta da População em Situação de Rua. A ato é organizado pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR) – núcleo Londrina e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina e de diversas entidades e instituições locais. A intenção é mobilizar a cidade acerca das questões sociais que envolvem a população de rua e reforçar a importância das políticas públicas direcionadas a este público.
O evento terá apresentações de teatro, música e dança e barracas com serviços gratuitos e orientação através das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, entre outras atividades. Os cidadãos poderão conhecer e ter acesso aos serviços, programas e benefícios que são oferecidos pela rede socioassistencial do Município.
Também haverá distribuição de peças de roupas para as pessoas que comparecerem. “Após realizar um cadastro no local, os cidadãos receberão uma senha e poderão escolher algumas peças que estarão à disposição em uma barraca”, informou o servidor da Secretaria Municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Charleston Luiz da Silva.
De acordo com o coordenador estadual do MNPSR, Milton Santana Filho, o ato tem como finalidade conscientizar a população, mostrando as ações e conquistas do Movimento, além de reforçar o apelo para que seja dada atenção a direitos fundamentais como moradia, esporte, lazer e cultura. “É sempre importante lembrar que as pessoas em situação de rua devem ter seus direitos preservados e serem tratadas com igualdade e respeito”, frisou Milton, que morou nas ruas durante dez anos e está fora delas há seis.
Em 2014, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinou o Decreto nº 1.385, instituindo a Política Municipal para a População em Situação de Rua. O decreto oficializou o Comitê Intersetorial, formado por órgãos da Prefeitura e da sociedade civil, que tem a função de elaborar os planos, medidas e ações a serem executados em cada uma das políticas públicas envolvidas.
Abraço coletivo – Durante o evento, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a organização não governamental (ONG) Londrina Pazeando realizarão um Abraço pela Paz e Acolhimento reunindo os moradores de rua, programado para acontecer às 17 horas, em torno da Concha Acústica. Além disso, serão expostas faixas e cartazes com mensagens de conscientização sobre a cultura de paz.
Reunião – No dia 22 de julho, membros do Movimento Nacional da População em Situação de Rua e representantes das secretarias e de instituições locais fizeram a terceira reunião preparativa para debater a programação do evento, que ainda não está totalmente definida. De acordo com Milton Santana Filho, outros encontros ainda serão realizados antes do ato do dia 19 de agosto. “O objetivo é formular a base do evento e alinhar a programação de forma democrática e transparente”, concluiu.
Foto: ilustrativa




