Cidadão

Oficinas de Escrita e Cura chegam aos Centros de Convivência da Pessoa Idosa

Projeto aprovado pelo Promic leva a escrita como ferramenta de expressão e pertencimento para mulheres com 60 anos ou mais

A terceira edição do projeto “Escrita e Cura: oficina de criação literária para mulheres”, traz uma novidade em 2025: pela primeira vez, as atividades serão realizadas também nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) de Londrina. Conduzidos por Layse Barnabé de Moraes, comunicadora, escritora e doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), os encontros serão realizados nos CCIs das zonas Leste, Oeste e Norte, levando leitura, escrita e troca de experiências a esse público.

Divulgação

A primeira oficina acontecerá na próxima quarta-feira (2), às 14h, no CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz). As oficinas são gratuitas e abertas às mulheres com 60 anos ou mais. Não é necessário se inscrever, apenas comparecer ao CCI escolhido no dia e horário de cada oficina.

O projeto teve início em 2023 com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina. O objetivo é apresentar a literatura escrita por mulheres como ponto de partida para reflexões e incentivar as participantes a escreverem, apropriando-se da palavra e de suas próprias histórias, sejam elas reais ou inventadas. As oficinas já passaram por espaços como a Biblioteca Pública Municipal, a Casa Abrigo Canto de Dália (para mulheres vítimas de violência) e a Cadeia Pública Feminina.

A ministrante das oficinas, Layse Barnabé de Moraes, disse estar muito animada por levar a oficina de escrita e cura a novos públicos e espaços. “Não tenho dúvida de que as mulheres 60+ de Londrina têm muito a dizer e vai ser muito especial poder ler e ouvir essas histórias. O ambiente da oficina é bem descontraído, com muito diálogo, vamos poder conversar, olhar para a memória, pensar no hoje e imaginar o futuro. Não precisa ter nenhum conhecimento prévio para fazer a oficina e nem mesmo saber escrever, porque as narrativas podem ser escritas ou faladas”, disse.

Para dúvidas ou mais informações, é possível entrar em contato com a ministrante pelo perfil no Instagram @laysebmoraes ou diretamente com os Centros de Convivência da Pessoa Idosa de Londrina pelo número de WhatsApp (43) 3375-0307.

Locais, datas e horários:

CCI Leste – 2, 9 e 16 de abril (quartas), 14h.

Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz.

CCI Norte – 3, 10 e 17 de abril (quintas),  9h.

Rua Luiz Brugin, 570 (esquina com Av. Saul Elkind) – Cj. Maria Cecília.

CCI Oeste – 7, 14 e 28 de abril (segundas), 9h30.

Rua Serra Pedra Selada, 111 – Jardim Bandeirantes.

Texto: Assessoria de imprensa do projeto.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos