Destaques

Teste de hepatite C pode ser feito em Londrina

teste.rapido.ARQUIVO

Campanha do Ministério da Saúde chama atenção da população para a realização do teste, que pode ser feito no CTA e nas UBSs

 

Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, celebrado ontem, terça-feira (28), o Ministério da Saúde está chamando a atenção da população para fazer o teste da hepatite C, disponibilizados na rede pública de saúde. A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos, por ser considerada de maior risco.

Segundo informações da Agência Brasil, a estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil, mas apenas 120 mil casos são confirmados e 100 mil estão em tratamento. Todos os anos surgem, aproximadamente, dez mil novos casos e três mil mortes associadas à hepatite C no país.

Em Londrina, é possível fazer o teste rápido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de segunda a quinta-feira, às 8 horas ou às 10h30. O resultado fica pronto em 10 minutos. O teste também é feito em 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de todas as regiões.

Em relação as UBS, a recomendação é para que população procure a unidade básica mais próxima de sua residência, para que seja feito um agendamento para o teste. Tanto nas UBS quanto no CTA, é necessário levar um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Não é necessário jejum.

O enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine, informou que, além do teste, a pessoa recebe orientações e informações sobre a doença, por exemplo, sobre as formas de contágio, uso do preservativo e informações sobre o teste. Ele destacou que se resultado do teste for reagente, é feita uma nova coleta e o material é encaminhado para os laboratórios de referência, para confirmação do resultado. “Se for confirmado, encaminhamos o paciente para os serviços especializados, em Londrina no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) ou Hospital das Clínicas.”

O enfermeiro destacou que a realização do teste é muito importante, para um diagnóstico precoce e tratamento mais rápido possível, pois, em geral, o portador do vírus sente os sintomas quando a doença já está em estágio avançado, com risco de desenvolver complicações.

Além do teste de hepatite C, o CTA e as UBSs também realizam os testes rápidos de hepatite B, sífilis e HIV. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13horas, na Alameda Manuel Ribas, nº 1, centro.

Sobre a doença – A hepatite C é causada pelo vírus HCV, transmitido principalmente por sangue contaminado. Pode ser transmitida por relação sexual, da mãe para o filho (por via perinatal), sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing. Ainda não existem vacinas contra hepatite C e embora seja uma doença crônica, pode ser curada.

 

UBSs que ofertam os testes rápidos de hiv / sífilis / hepatites b e c

Atualizada – 28/05/2015

 

NORTE

SUL

LESTE

OESTE

CENTRO

RURAL

Aquiles

Ouro Branco

Armindo Guazzi

Panissa

Centro

Irerê/ Taquaruna

Parigot

Pind

Mister Thomas

Alvorada

Vila Nova

Lerroville

Maria Cecília

Itapoã

Novo Amparo

Santiago

Guanabara

Maravilha

João Paz

União Vitória

Ernani

Bandeirantes

Vila Casoni

Paiquerê/ Guairacá

Carnascialli

Piza

Vila Ricardo

Leonor

CSU

São Luiz

Campos Verdes

Jamile Dequech

 

Jardim do Sol

 

Warta

Chefe Newton

Cafezal

 

Tókio

 

Regina

     

Cabo Frio

   

 

Foto: arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos