Prefeitura capacita cooperados da Cooper Região
Intenção é levar informação sobre a importância das cooperativas e os direitos e deveres dos catadores
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Agricultura está possibilitando a capacitação dos novos integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (Cooper Região).
Um curso para cerca de 70 pessoas será realizado nesta sexta-feira (31), das 8h às 12h, no entreposto da região oeste, na Avenida Celso Garcia Cid, 309, próximo à Agência dos Correios. Além deste, a Prefeitura realizará outra formação no dia 3 de agosto, das 13h às 17h, para cerca de 60 pessoas, no entreposto Centro A, na Rua Saturnino de Brito, 93, na Vila Marísia.
O objetivo é levar informação sobre o que são as cooperativas, quais suas vantagens, qual a importância, e quais são os direitos e deveres dos cooperados. “Precisamos levar esse conhecimento sobre o cooperativismo, porque, em sua maioria, os catadores trabalham à mercê dos atravessadores e não têm muita informação sobre todo o processo que envolve a catação de material reciclável em cooperativas. Eles precisam entender que são donos de seu próprio negócio; que se a cooperativa cresce ou fracassa é responsabilidade deles; e que eles fazem parte dos tomadores de decisão, porque há assembleias para isso”, explicou a gerente de inclusão social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nelma Liberato.
A intenção da Prefeitura é que todos os integrantes da cooperativa passem pelas aulas, que estão sendo ministradas pelo assessor da Secretaria Municipal de Agricultura, Paulo Gonçalves da Silva. Na última segunda-feira (27), 60 pessoas já fizeram o curso. “A ideia de realizarmos essa formação veio de um pedido dos fundadores da Cooper Região, que perceberam que os novos cooperados não tinham muito conhecimento sobre o cooperativismo e decidiram nos procurar. Já ajudei na formação da cooperativa em 2009, na estruturação da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária e na Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária, então podemos compartilhar o conhecimento na área e ajudar os catadores”, afirmou Silva.
A primeira formação realizada com 20 catadores, em 2009, resultou na formação da primeira cooperativa de materiais recicláveis da cidade, que é a Cooper Região, por isso a expectativa dos técnicos do município é grande. “Gostaríamos que os cooperados recebessem uma formação continuada, por isso além desta capacitação estamos trabalhando na estruturação de um curso em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, para que os catadores recebam assessoria assim como recebem os integrantes do Programa Economia Solidária”, disse Nelma.
A Cooper Região conta hoje com 176 cooperados. Ao todo, Londrina tem sete cooperativas de materiais recicláveis.




