Encontro apresenta práticas integrativas no cuidado à pessoa com Alzheimer
Encontro apresenta práticas integrativas no cuidado à pessoa com Alzheimer

O Instituto Não Me Esqueças (INME) oferece, na próxima quarta-feira (9), às 14h15, um encontro gratuito, aberto à comunidade, com o tema “Práticas Integrativas e Complementares no cuidado à pessoa que vive com Alzheimer”. A atividade será realizada na AML Cultural (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica), sem necessidade de inscrição prévia. As práticas integrativas e complementares englobam terapias como reiki, acupuntura, meditação e outras abordagens que atuam de forma integrada à medicina convencional, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual.
O evento, organizado em parceria com o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da UEL (Gesen), é voltado a familiares, cuidadores e profissionais da saúde, mas aberto a todas as pessoas interessadas em ampliar o olhar sobre o cuidado na jornada da doença de Alzheimer. Com formato de palestra, seguida de conversa com o público, os encontros são uma oportunidade para tirar dúvidas, ouvir experiências e acessar informações confiáveis sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida.
A palestrante será a professora Eleine Aparecida Penha Martins, docente associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e líder do Núcleo de Estudos em Espiritualidade, Práticas Integrativas e Cuidado Paliativo (NEEPICS). Enfermeira com formação em diversas terapias integrativas, a professora atua na graduação, no mestrado e doutorado em Enfermagem da UEL e na Residência em Cuidados Intensivos no Adulto.
Para a fundadora do INME, Elaine Mateus, a participação da professora Eleine é sempre uma oportunidade ímpar de muito aprendizado. “Sua experiência se alinha à campanha global de conscientização neste ano, que destaca precisamente as abordagens não medicamentosas essenciais para o cuidado integral e humanizado. Em casos nos quais os remédios não são suficientes, as terapias integrativas se tornam ainda mais relevantes porque são alternativas que promovem bem-estar, qualidade de vida e dignidade às pessoas que vivem com Alzheimer e seus cuidadores”, destacou.
O evento tem apoio Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e da Associação Médica de Londrina (AML). Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube. Mais informações podem ser obtidas no telefone (43) 99155-5747.
Texto: Assessoria de imprensa do INME.