Educação prepara 2ª Semana do Movimento e Saúde
Foco será na identificação dos sintomas da diabetes, doença crônica que provoca o aumento do teor de glicose no sangue
A Secretaria Municipal de Educação está preparando a 2ª Semana do Movimento e Saúde do ano, que irá acontecer de 14 a 18 de setembro. O foco será na identificação dos sintomas da diabetes e possíveis consequências que a doença pode causar. A intenção é prestar esclarecimentos, aos professores de educação física e de outras disciplinas, além do próprio aluno e familiares, para que, em casos de emergência, consigam identificar os sintomas e prestar os devidos encaminhamentos.

“Vamos focar na diabetes porque percebemos que algumas escolas possuem alunos diabéticos, além disso, muitas vezes, os sintomas da doença também podem se manifestar durante a prática de atividade física”, ressaltou o coordenador pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias de Jesus.
Ele informou que, nos próximos dias, todas as 85 escolas de ensino fundamental do município irão receber os direcionamentos sobre o evento. As atividades irão envolver aproximadamente 30 mil alunos, além de pais e outros familiares, que poderão participar das ações, que objetivam criar hábitos para uma vida saudável e valorizar a prática de atividade física.
O coordenador pedagógico explicou que cada escola tem autonomia para desenvolver as atividades da semana, de acordo com a sua realidade. “As ações podem ser, por exemplo, gincanas, concurso de cartazes ou redações, palestras em parceria com profissionais de saúde e exposições, como forma de explorar os conteúdos na prática”, disse.
Além disso, durante a semana, serão coletados dados de altura e peso de todos os alunos, para fazer um levantamento do estado nutricional dos estudantes, ou seja, se estão dentro do esperado para a faixa etária deles ou se estão com obesidade, que pré-dispõe a diabetes tipo 2, ou com baixo peso. “Identificados alunos nestas condições, fazemos uma reunião com a família e propomos um acompanhamento nutricional junto a uma clínica parceira do município”, disse.
Foto ilustrativa: Vivian Honorato




