Cidade

Rua da Gleba recebe balizadores para disciplinar veículos em movimento

Cilindro delimita e traça caminho do motorista em locais onde há desrespeito à sinalização; CMTU já instalou o dispositivo em sete localidades

A Rua João Wyclif, na Gleba Palhano, zona sul, é a mais nova via da cidade a contar com cilindros delimitadores para conduzir ou direcionar o motorista em trechos relativamente perigosos, quando o carro está em movimento.

Popularmente conhecido como “balizador”, o cilindro tem 75 cm de altura e 10 cm de diâmetro. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) já instalou o dispositivo em sete pontos da cidade, e abriu empenho para adquirir mais unidades.

“É um equipamento auxiliar utilizado para disciplinar o fluxo de veículos e inibir manobras irregulares”, explicou o gerente operacional de Trânsito da CMTU, Laércio Voloch. “Dessa forma, o que é levado em conta é a melhoria da segurança viária, principalmente em locais onde há desrespeito frequente à sinalização”.

Material serve como instrumento indicativo de direção

O material também tem aplicabilidade durante a noite, pois possui faixas retrorrefletivas acopladas capazes de refletir a luz incidente dos faróis de forma visível ao condutor.

Sua aplicação é feita diretamente no asfalto, reforçando as sinalizações horizontais de trânsito e ressaltando o seu limite. O balizador proporciona melhor percepção do espaço destinado à circulação ao condutor, inibindo a transposição de marcas viárias.

A implantação dos cilindros delimitadores está disciplinada pela Resolução n° 973 de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Pontos perigosos – Os locais que já receberam os balizadores são:

  1. Avenida Higienópolis (entre Rua Joaquim de Matos Barreto e Rua Bento Munhoz da Rocha Neto), para dividir a faixa de rolamento dos veículos do espaço da ciclofaixa;
  2. Avenida Ayrton Senna da Silva (entre Rua Joaquim de Matos Barreto e Rua Bento Munhoz da Rocha Neto), também para dividir a faixa de rolamento dos veículos do espaço da ciclofaixa;
  3. Avenida Ayrton Senna da Silva, cruzamento com Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, para separar a faixa da direita, que é exclusiva para conversão;
  4. Rua João Huss (em frente à escola Premier), para dividir as faixas de rolamento;
  5. Avenida Dez de Dezembro, entroncamento com Rua Escócia, para disciplinar os movimentos e inibir conversões indevidas;
  6. Rua Anuar Caran, esquina com Rua Félix Chenzo, para inibir conversões irregulares;
  7. Rua João Wyclif, esquina com Rua João Huss, para separar a faixa da direita que é exclusiva para conversão;
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Marcelino Jr.

Jornalista. Assessoria de Comunicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU)

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