Cidadão

Guarda Escolar promove atividades de conscientização na Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Ações incluem palestras educativas, panfletagem e uma mobilização cultural no próximo sábado (17), com os alunos da rede municipal

A Guarda Municipal de Londrina, por meio da Guarda Escolar, está promovendo entre os dias 12 (segunda-feira) e 17 de maio (sábado), uma série de ações educativas em alusão à Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com atividades realizadas em diferentes regiões da cidade, a programação tem como foco a prevenção, o diálogo e o fortalecimento da rede de proteção infanto-juvenil.

foto: Divulgação Guarda Municipal

As ações incluem palestras sobre violência intrafamiliar, panfletagens educativas em espaços públicos e uma mobilização cultural com a participação de alunos da rede municipal. A proposta é criar um ambiente seguro para que crianças e adolescentes se expressem e aprendam sobre seus direitos, além de orientar a comunidade sobre os sinais de violência e os canais de denúncia.

“Nesta semana, reforçamos nosso compromisso com a proteção das crianças e adolescentes. Com informação, diálogo e atividades nas escolas, ajudamos a quebrar o silêncio sobre o abuso e a exploração infantil. A Guarda Escolar está próxima, atenta e pronta para apoiar. É dever de todos cuidar da infância”, afirmou a GM Kawanna Lima, supervisora da Guarda Escolar.

Durante a semana, palestrantes convidados abordarão a temática da violência doméstica e os impactos na infância. As palestras serão realizadas nas regiões norte, sul, leste, oeste e na zona rural da cidade, contemplando diferentes comunidades escolares. Os encontros são seguidos de atividades pedagógicas que resultam no “varal interativo” – uma exposição das produções dos alunos sobre empatia, coragem e proteção.

foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Entre as produções desenvolvidas pelas crianças estão desenhos temáticos, mensagens de apoio, flores coloridas com mensagens de prevenção e pequenos poemas produzidos pelas turmas maiores. Todo o material será exposto no sábado (17), durante um evento na Concha Acústica, que também contará com panfletagem, entrega de ímãs com frases de prevenção e apresentações culturais.

A programação integra ainda a produção de um vídeo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), entrevistas com especialistas e a divulgação das ações nas mídias locais, com o objetivo de ampliar o alcance das mensagens de conscientização.

A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é uma iniciativa que reforça o compromisso da Guarda Escolar – juntamente com os demais membros da rede municipal de proteção – com a infância e o fortalecimento dos laços entre escola, família e comunidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos