Candidatos a conselheiros tutelares começam campanha eleitoral
Processo vai selecionar 25 conselheiros para quatro anos de mandato; eleições vão ocorrer em todo país no primeiro domingo de outubro
Entra na fase final o processo seletivo dos próximos conselheiros tutelares de Londrina. Nesta semana, os candidatos entram em campanha para a eleição, que vai ocorrer no dia 4 de outubro, das 8 às 17 horas. São 25 vagas disputadas por 40 candidatos, selecionados após passarem pelas etapas de inscrição, entrega de documentos comprobatórios, prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, prova de títulos e avaliação psicológica. É a primeira vez que a seleção é realizada de forma unificada em todo o território nacional, e com o uso de urnas eletrônicas.
O processo é promovido pela Prefeitura de Londrina, sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Recursos Humanos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) participa com a disponibilização das urnas, e o Ministério Público age como órgão fiscalizador, orientando em todas as etapas.
De acordo com a presidente do CMDCA, Nanci Skau Kemmer de Moraes, serão eleitos 25 conselheiros para atender a demanda municipal. A recomendação é que haja um conselheiro a cada 100 mil pessoas, e Londrina possui mais de 500 mil habitantes. “Para termos essa cobertura, teremos a partir do próximo ano cinco conselhos com um colegiado de cinco conselheiros em cada; e os candidatos mais votados vão escolher suas vagas em primeiro”, explicou.
As votações em Londrina vão acontecer somente em escolas municipais, tanto da zona urbana quanto rural, e no Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi. A lista de endereços completa com os 34 locais de votação será disponibilizada pelo comitê organizador em breve. As seções de votação que em eleições comuns ficam localizadas em outros espaços, como escolas e faculdades estaduais ou particulares, serão transferidas para a unidade municipal mais próxima. Para votar, basta apresentar documento de identidade oficial com foto e se for necessário confirmar o local de votação, é importante levar o título de eleitor.
Debate – Está sendo organizado um debate com todos os candidatos no dia 1 de outubro, em local e horário a serem definidos. A presidente do CMDCA reforça a importância da população neste momento. “Gostaria que toda a população participe deste processo eleitoral, pois é uma ação de cidadania escolher um candidato, exercer seu direito de voto e acompanhar seu trabalho”, afirmou.
Fotos: Luiz Jacobs