Secretaria de Recursos Humanos promove palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista
Atividade será na terça-feira (27), às 13h30; a capacitação é totalmente gratuita, com 80 vagas e carga horária de quatro horas

Estão abertas as inscrições para a palestra “Vamos Falar Sobre Autismo?”, oferecida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH). A atividade será realizada na próxima terça-feira (27), às 13h30, no auditório da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar).
Com o objetivo de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a palestra busca abordar o tema de forma abrangente, incluindo tópicos como o manejo no cotidiano das dificuldades relacionadas ao autismo e informações gerais sobre capacitismo, inclusão social e neurodiversidade.
A iniciativa é promovida pelo Programa Inovaamente: Saúde Mental, que é desenvolvido pela SMRH em parceria com o Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL, por meio da professora Josiane Cecilia Luzia e estagiárias; e pela Comissão para Estudo Técnico do Programa de Atenção ao Servidor com Deficiência da Prefeitura de Londrina.
O tema foi escolhido pelos próprios participantes do programa e o público-alvo são os servidores públicos municipais, prioritariamente os que fazem parte do programa. Os interessados podem se inscrever por meio do site da Escola de Governo de Londrina (EGL).
A capacitação é gratuita, com 80 vagas, soma uma carga horária de quatro horas, e inclui certificado de conclusão. As palestrantes serão a mestranda em Análise do Comportamento Mariana Simões e a professora do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL, Maria Clara de Freitas.
A assistente social e assessora técnica da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Marcelle Diorio, reforçou a importância e o impacto da palestra no meio profissional. “O objetivo é que os participantes possam conhecer e refletir sobre o Transtorno do Espectro Autista e o capacitismo, especialmente no âmbito do trabalho, promovendo assim uma maior inclusão dos servidores nos espaços de trabalho da Prefeitura de Londrina”, declarou.
Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.
Atualizado em 22 de maio de 2025, às 17h53