Saúde divulga dados atualizados sobre a dengue
Informações serão analisadas em reunião do comitê de combate à doença nesta sexta-feira (25)
Prosseguem em Londrina as atividades do mutirão de combate à dengue. A ação ocorre diariamente, das 8 às 14 horas, e envolve todas as secretarias municipais e diversas entidades parceiras. Com início na última segunda-feira (21), o mutirão visitou 11.578 imóveis em três dias de trabalho. Foram retirados 79 caminhões com aproximadamente 237 toneladas de materiais diversos, e 3.132 sacos de 100 litros com materiais para coleta pública ou reciclagem.
Os principais objetivos do mutirão incluem a redução das notificações de casos positivos e a contribuição com a remoção de todos os tipos de criadouros de mosquito, impedindo o acúmulo de água. Para verificar o andamento dessa operação, haverá nesta sexta-feira (25), uma reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue. Todas as entidades e órgãos participantes são convidados a comparecer, às 9 horas, no auditório do Sindicado dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), na Rua Bélgica, 821.
A gerente de Vigilância Ambiental, Diana da Silva Martins, afirmou que no encontro haverá uma apresentação dos trabalhos realizados e serão discutidas novas formas de combate. Também serão atualizados os dados sobre a dengue no município, inclusive com informações do mutirão realizado em agosto e da operação em andamento. “Temos constatado que várias pessoas não assimilaram a importância de prevenir e combater a dengue. Outros não realizam a limpeza dos quintais, que é responsabilidade do morador. E ainda há alguns que pensam que não vão adquirir a doença, sendo que a contaminação pode ocorrer em qualquer pessoa”, explicou.
Além de eliminar pontos de acúmulo de água, que permitem o depósito dos mosquitos transmissores, Diana lembrou a importância dos cuidados com a pessoa diagnosticada com dengue. “É essencial que o paciente cumpra todas as recomendações médicas, faça repouso, hidrate-se constantemente e realize os exames agendados. Para evitar que mais mosquitos sejam contaminados e transmitam a doença, pode-se fazer uso de mosquiteiros ou repelentes”, afirmou.
Números da dengue – De acordo com o relatório semanal da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta quinta-feira (24), do início de 2015 até o momento foram confirmados em Londrina 2.670 casos de dengue. Houve descarte de 5.370 casos suspeitos e 586 pessoas aguardam resultado dos exames laboratoriais.
Pontos de Encontro dia 25 (sexta-feira):
Região Norte
• UBS Campos Verdes/ Avenida Bento Amaral Monteiro,1660
Região Noroeste
• UBS Leonor / Rua Aroeira, 284
• Escola Municipal Rua Elisa Isabel da conceição – São Jorge
Região Sul
• UBS União da Vitória/Rua Dezenove de Abril, 55
Região Leste
• Ubs Ideal, Rua Ametista, 419
• Praça da Rua Manoel L Leite – Vila Romana
Região Oeste
• UBS Bandeirantes/R. Serra da Graciosa, 700
• UBS Tókio/ R. Juhei Muramoto, 22
Região Central
• Pça Tietê, Rua Tietê Vila Marizia
• Ubs San Izidro /Rua Maria José Carneiro, 85
Foto: Vivian Honorato




