Cidadão

Distrito de Maravilha recebe Dia D de Combate à Dengue

Ação será realizada nesta sexta (30), das 8h às 16h, e sábado (31), das 8h às 11h

O distrito de Maravilha receberá, nesta sexta (30), das 8h às 16h, e sábado (31), das 8h às 11h, o Dia D de Combate à Dengue, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação será realizada desde a entrada do distrito até a Avenida Brasil, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, e na orientação direta aos moradores.

Foto: Vivian Honorato / SMS

No dia 30, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) farão vistorias nos imóveis, com o objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito. Durante a ação, serão entregues sacos verdes para que a população descarte corretamente materiais sem serventia que possam acumular água.

Os agentes também irão orientar os moradores sobre os cuidados essenciais para evitar a proliferação do vetor da dengue. Tanto no dia 30 quanto no dia 31, os caminhões da CMTU recolherão os materiais descartados pela população do distrito, com base no que for reunido durante a ação.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a escolha de Maravilha se deve ao fato de que o distrito vem apresentando alto número de casos notificados da doença nas últimas semanas. “Apesar de a Vigilância já ter realizado diversas ações no distrito, a incidência da doença permanece alta em comparação com outras localidades de Londrina”, contou.

Segundo Ribas, os principais criadouros do mosquito na região estão relacionados à água armazenada de forma inadequada e a fossas sépticas abertas. Diante da gravidade da situação, Ribas informou que poderá haver a notificação de responsáveis por imóveis que apresentem essas irregularidades. “No Dia D, a equipe atuará com força total para orientar a população quanto aos cuidados necessários, especialmente neste tipo de local. Nosso setor vem desenvolvendo estratégias para acessar imóveis que permanecem fechados durante o horário de visita dos agentes de endemias, uma vez que muitos moradores estão ausentes em razão de compromissos de trabalho”, pontuou.

O Dia D faz parte da campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” que está em curso em Londrina, desde o início de fevereiro, por meio da Secretaria de Saúde do Município. A campanha contém uma série de atividades preventivas, de monitoramento e de combate à doença e objetiva reduzir a incidência da dengue na cidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos