Pesquisa aponta Sercomtel como a melhor operadora em telefonia celular
A pesquisa está publicada no portal www.anatel.gov.br/consumidor;
A Sercomtel é a operadora que obteve as melhores notas na Pesquisa de Qualidade Percebida dos Serviços de Telefonia Celular Pré-Paga e Telefonia Celular Pós-Paga, divulgada na sexta-feira, 25, pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A pesquisa está publicada no portal da agência reguladora (www.anatel.gov.br/consumidor). Os consumidores atribuíram notas à qualidade do atendimento, das ligações e da conexão, e também cobrança, suporte técnico e competência, entre outros pontos, das principais operadoras brasileiras de telefonia celular e banda larga fixa que atuam no país.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas pela empresa TNS Brasil, seguindo as disposições dos Regulamentos Gerais de Qualidade dos serviços, e refere-se ao ano de 2014.
As sete empresas que prestam serviços de telefonia móvel pós-paga receberam uma nota média de 3,18, em uma avaliação de 1 a 5. A Sercomtel ficou em primeiro lugar, com a nota 4,32.
Em relação ao serviço móvel pré-pago, os consumidores consultados indicaram a média de 3,40. Na primeira colocação, a Sercomtel recebeu a nota 3,91.
Os resultados divulgados pela Anatel demonstram que a Sercomtel foi a única operadora que manteve a média da nota do ano de 2013 – as demais tiveram queda na qualidade percebida pelo usuário.
Banda larga fixa – A Anatel também divulgou a Pesquisa de Qualidade Percebida dos Serviços de Banda Larga Fixa. Nesta modalidade, a Sercomtel ficou classificada em segundo lugar no País, com a nota 3,87, junto com a TIM. Foram avaliadas nove operadoras.
Na primeira colocação ficou a Cabo Telecom, que atua no Rio Grande do Norte e que obteve a nota 4,09. Se o comparativo for feito apenas no Paraná, a Sercomtel sobe para a primeira colocação.
“Nas pesquisas da Anatel, historicamente a Sercomtel aparece como a operadora que atende de forma mais satisfatória às metas de qualidade e de prestação de serviços de atendimento eficientes para seus assinantes”, enfatiza o presidente da companhia, Christian Schneider.
Base – Para a pesquisa, foram ouvidos, em entrevistas telefônicas, 85,4 mil consumidores da telefonia móvel e 46,9 mil assinantes de banda larga fixa de todo o País, entre abril e dezembro de 2014.
A Anatel foi responsável tanto por definir os questionários aplicados nas coletas como por enviar, à empresa de pesquisa, as amostras que seriam pesquisadas.
As amostras foram selecionadas pela Anatel de forma aleatória, a partir da base de assinantes encaminhada pelas prestadoras, e levaram em consideração: prestadora, UF do consumidor e modalidade da oferta do serviço (pré ou pós-pago, no caso da telefonia móvel, e velocidade acima ou abaixo de 2Mbps, no caso da banda larga fixa).
Foto: Luiz Jacobs




