Prefeitura integra campanha Junho Vermelho pela doação de sangue
Durante todo o mês de junho, serão realizadas ações com a participação de diferentes órgãos municipais; a programação inicia nesta sexta-feira (30)
Como forma de conscientizar a população e incentivar a doação de sangue, a Prefeitura de Londrina aderiu à campanha Junho Vermelho, do Hemocentro do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A campanha inicia nesta sexta-feira (30) e dura até o dia 26 de junho.
O mês foi escolhido em comemoração ao dia 14 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além disso, por conta do frio, junho é um dos períodos de menor número de doações, e a campanha busca contribuir para amenizar essa redução.
A assistente social do Hemocentro do HU, Ana Clara Espolador, reforçou que apesar da campanha em prol da doação ser realizada em junho, a instituição busca pessoas que possam doar durante todo o ano. “Vale ressaltar que precisamos de doações o ano todo, e não apenas em junho. O sangue possui uma validade curta de 30 dias, então precisamos que os doadores venham com frequência e não que deixem para vir apenas esse mês”, declarou.
Neste ano, a campanha conta com diversas ações em parceria com órgãos municipais, incluindo atividades educativas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e intervenções artísticas realizadas com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A programação será divulgada na próxima semana, pelo perfil de Instagram do Hemocentro.

A partir de segunda-feira (2), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e o Hemocentro realizarão uma ação conjunta, intitulada Rota Vermelha. Através da iniciativa, será criada a linha de ônibus exclusiva 934, que funcionará até 1º de julho, com desembarque no Hemocentro. Os interessados terão acesso à linha em 22 horários diferentes, saindo do Terminal Central e do Terminal Oeste. Os horários já estão disponíveis no site da CMTU.
No dia 13, em comemoração antecipada ao Dia Mundial do Doador, celebrado em 14 de junho, a linha 934 será gratuita, e os doadores serão recebidos com decorações e acolhimento especial. As ações se encerram com uma homenagem aos doadores, no dia 26 de junho, às 14h, durante sessão na Câmara Municipal. Nesse dia, os doadores regulares receberão certificados.
Como doar – Para doar, o interessado deve comparecer ao Hemocentro (Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Aruba), munido de documento oficial com foto. É indicado realizar uma refeição leve uma ou duas horas antes da doação.
O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Não é obrigatório realizar agendamento, porém, é recomendado para garantir horário e facilitar a organização do local. O agendamento pode ser feito neste link. O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Texto: Yasmin Virgílio, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




