Destaques

Secretaria de Saúde presta contas em audiência pública

Foram apresentados dados sobre o atendimento à população e obras de reforma e construção de UBSs

Foram apresentados dados sobre o atendimento à população e obras de reforma e construção de UBSs

 

Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma prestação de contas referente ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2015. Os dados do relatório foram apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, e representantes de diretorias da pasta. Além disso, foram destacadas as principais ações desenvolvidas na cidade neste mesmo período.

No segundo quadrimestre, foram inauguradas as UBSs Padovani (Vista Bela) e Milton Gavetti, localizadas na região norte. Houve também a reabertura da UBS San Izidro, que estava em reforma. A secretaria solicitou ainda recursos para reforma das unidades Guairacá, Maravilha, Vila Nova, PIND, Panissa/Maracanã e Ideal e para construção da UBS na Vila Fraternidade.

Os projetos arquitetônicos e serviços de engenharia das UBS Paiquerê e Três Bocas foram finalizados. Também foi feita a licitação da obra para reforma e ampliação da UBS Itapoã.

As unidades Guairacá, Maravilha, Vila Nova, Panissa e Ideal também poderão ser reformadas. O recurso solicitado pela prefeitura junto à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para realizar as obras totaliza R$1.735.357,26. Também está sendo solicitado R$1.256.300,62 para a construção da UBS Fraternidade, que será localizada na Rua Santa Madalena, nº 89, região central.

Está tramitando um processo licitatório para contratação de Projetos Complementares, Sondagem de Solo e Fundação para a construção da nova sede do Samu 192, na Avenida Dez de Dezembro, entre as ruas Potiguares e Amandeu Mortari.

Estão sendo elaborados os projetos arquitetônicos para construção do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS-AD), e Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPS-i). Os terrenos estão em processo de regularização de documentação.

Londrina conta hoje com 54 UBSs, sendo 42 na área urbana e 12 na zona rural. Há 90 equipes do Programa Saúde da Família, que atendem em todas as regiões da cidade.

Foram apresentados dados sobre o atendimento à população e obras de reforma e construção de UBSsAtendimentos – De maio a agosto de 2015, as unidades de saúde de Pronto Atendimento (PA), de 16 e 24 horas, realizaram 132.591 consultas.

No setor de ortopedia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que atende todo trauma fechado, com acompanhamento até a alta, realizou 17.632 exames de raio-x de urgência. A UPA realiza os exames das unidades dos jardins Leonor e União da Vitória. Já o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que realiza os exames de raio-x do Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Maria Cecília, contabilizou 14.975 exames.

No segundo quadrimestre foram realizados 122.307 procedimentos odontológicos e 30.349 consultas. Nas consultas odontológicas estão computadas as consultas de conclusão do tratamento, manutenção, retorno e primeiras consultas odontológicas programáticas. O Centro de Especialidades Odontológicas registrou 2.001 atendimentos e foram realizados 4.739 procedimentos.

A Centrofarma, através da Assistência Farmacêutica realiza o controle de estoque, distribuição de medicamentos e materiais hospitalares, e a gestão de pedidos de aquisição destes materiais para distribuição aos serviços de saúde. A partir de 1º de junho deste ano, as UBS e os Pronto Atendimentos foram contemplados com a gestão informatizada do estoque. Isso permite um remanejamento entre unidades e gestão mais eficiente. No período do 2º quadrimestre, a Farmácia Municipal realizou 24.764 atendimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) atendeu entre maio e agosto 46.562 ligações telefônicas, que geraram 35.938 atendimentos médicos. Foram registrados 2.029 casos de trote. Para compor a frota do SAMU/192 o município de Londrina recebeu duas ambulâncias do governo estadual, e outras duas do Ministério da Saúde. Além disso, estão sendo adquiridas ainda três ambulâncias com recursos próprios do município para a renovação da frota.

Os agentes comunitários de saúde realizaram 99.458 visitas domiciliares. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fez 21.533 atendimentos, incluindo avaliações e diagnósticos, prescrições terapêuticas e procedimentos clínicos dos profissionais fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e farmacêuticos.

Foram apresentados dados sobre o atendimento à população e obras de reforma e construção de UBSsDengue – A Diretoria de Vigilância em Saúde, através do setor de endemias, realizou 1.489 atividades educativas para a população, sendo 421 sobre a dengue. Foram feitas vistorias em 202.952 imóveis de Londrina, entre maio e agosto de 2015. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Leia Pereira, o número de visitas pode ser ainda maior. “Ainda não realizamos o cruzamento de dados das visitas regulares com os números do mutirão de combate à dengue, que realizou ações desde julho em vários pontos da cidade” explicou.  

A taxa de incidência de dengue do município, no segundo quadrimestre, foi de 295 casos para 100.000 habitantes. No início do ano, foi implantado o teste rápido para detecção da dengue (NS1), em todas as unidades de saúde do município.

 

Fotos: Vivian Honorato

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1745&Itemid=1081

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos