Cidade

Assistência Social faz mutirão de atendimento para catadores da coleta seletiva

Objetivo da ação é inscrever os trabalhadores da Cooperativa Cooperoeste no Cadastro Único, para inserção em programas sociais

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta quinta-feira (1º) um mutirão de atendimento aos integrantes da cooperativa de coleta seletiva Cooperoeste. A previsão é receber exclusivamente os 65 cooperados, entre 8 e 17 horas, para inserção e atualização no Cadastro Único (CadÚnico). O atendimento será realizado na Gerência de Transferência de Renda, localizada na Rua Ibiporã, 573.

A ação foi motivada após levantamento socioeconômico feito pela Cooperoeste com seus integrantes. A pesquisa interna apontou que um número considerável de catadores estão em situações de vulnerabilidade social. A maioria não possui cadastro no CadÚnico, ou está com os dados desatualizados, o que impede a liberação de benefícios sociais para as famílias.

De acordo com a coordenadora em exercício da Gerência de Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andréa Gelonezi Gil, no mutirão será feita inscrição e atualização de dados das famílias no CadÚnico. “Este cadastro é um instrumento para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda. Será feita uma análise das informações, e quem atender os critérios poderá receber benefícios de programas federais ou municipais”, afirmou.

A assistente social da Cooperoeste, Elisangêla da Silva, explicou que para serem atendidos nos programas sociais, os cooperados precisam comparecer com a documentação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), após agendamento prévio. “Mas, isso implica em perda de horas trabalhadas e comprometimento da renda familiar, já que o pagamento é feito por produção individual. Por isso o mutirão está sendo aguardado com grande expectativa pelos catadores”, destacou.

No dia da ação, um ônibus locado pela cooperativa irá levar os trabalhadores até o local de atendimento. “As pessoas reconheceram de prontidão a importância desse cadastro. Além do Bolsa Família, vários outros benefícios são concedidos mediante o CadÚnico, como o Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social da Copel, isenção de pagamento de taxa em concursos públicos, entre outros”, disse a assistente social.

A Cooperoeste foi constituída em novembro de 2012, e desde 2013 é cadastrada junto à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), para coleta seletiva na cidade. São atendidos pela cooperativa 33 mil domicílios, distribuídos em várias regiões de Londrina. O barracão-sede fica na rua Dalva de Oliveira, 75, no Parque das Indústrias Leves.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos