APVE Londrina é vice-campeã da Taça Paraná Sub-16 de basquete masculino
Com cinco vitórias em seis jogos, time ainda teve Arody Neto como técnico destaque do torneio e o atleta Pietro Victorelli na seleção eleita da Chave Prata
No último domingo (1), a equipe da APVE Londrina Basketball encerrou sua participação na Taça Paraná Sub-16 masculina – Chave Prata, ficando com o vice-campeonato. Jogando em casa, no Ginásio do Jardim Bandeirantes, os londrinenses foram derrotados na final pelo time PM Toledo/Abatol, em partida que terminou com placar de 60 a 58 para os visitantes.

A competição foi realizada em Londrina, com nove equipes da Chave Prata e todos os jogos no Ginásio do Jardim Bandeirantes, na região oeste da cidade, de 28 de maio a 1º de junho. A APVE Londrina finalizou o torneio com desempenho de seis partidas disputadas, alcançando cinco vitórias e sofrendo derrota somente na decisão.
O troféu de segundo colocado foi entregue para os jogadores Artur e Pietro Victorelli, que dividiram a posição de capitão do grupo ao longo do torneio.
Na fase de grupos, na Chave B, Londrina venceu seus três compromissos diante de Marilândia do Sul (115 a 23), PM Toledo/Abatol (70 a 53) e Goioerê (78 a 21), avançando como líder e invicto para as quartas-de-final. O primeiro confronto no mata-mata foi contra o Santa Mônica Clube de Campo, de Curitiba, e o time saiu vencedor pelo placar de 89 a 41. Já na semifinal o adversário foi o Círculo Militar, também da capital paranaense, e o triunfo veio por 55 a 40 pontos.
Na grande decisão, a APVE Londrina teve pela frente novamente o time de Toledo, mas dessa vez a vitória acabou sendo do clube do oeste do estado.

O técnico londrinense Arody Neto comentou sobre o desempenho no torneio e o disputado confronto final, que terminou com diferença mínima de dois pontos. “Mantivemos a constância nessa taça, alcançando algumas vitórias por placares elásticos, mas acabamos perdendo a final por detalhes em um jogo cheio de nuances. Lideramos praticamente toda a partida até cerca de três ou quatro minutos para o fim. No terceiro e quarto períodos, infelizmente perdemos um atleta importante por lesão, e isso impactou bastante o grupo. Também tivemos alguns lances questionáveis de arbitragem, mas tudo isso faz parte do jogo. No geral, a avaliação da competição é muito positiva, mesmo com a derrota na final”, analisou.
Neto disse que as competições das categorias de base servem para os atletas pegarem mais experiência em quadra e aprimorarem seus atributos. “É onde eles podem enfrentar os medos, colocar em prática o que treinam e resolver os problemas que o jogo impõe. Isso tudo é essencial para a formação pessoal dos meninos e reflete diretamente na revelação de atletas de alto rendimento, que é um dos nossos objetivos dentro do projeto”, contextualizou.
O próximo campeonato desta categoria, disputado pela APVE Londrina, será o Estadual Sub-16, sediado no Clube Curitibano, em Curitiba, de 26 a 30 de novembro. “Acreditamos que esse campeonato será ranqueado com base nos resultados das competições anteriores. Então, muito provavelmente, disputaremos a Chave Ouro, o que é ótimo, pois queremos jogos mais difíceis. Isso é fundamental para o desenvolvimento técnico e emocional dos atletas. Teremos também pela frente, na próxima semana, o início dos Jogos da Juventude, e ainda temos três atletas compondo o elenco do time principal do Londrina. A expectativa é que o grupo chegue mais forte e ainda mais preparado para o Estadual”, comentou o técnico.

Destaques individuais – O jogador Pietro Victorelli, destaque da APVE Londrina na Taça Paraná Sub-16, foi o representante do time eleito para integrar a seleção ideal da competição na Chave Prata. Esta premiação individual foi entregue pelas mãos do atleta profissional de basquete Gustavo Santana, conhecido como Gustavão, revelado pelas categorias de base da APVE e que disputou a última edição da NBB – torneio da elite adulta nacional – pelo time de Bauru.
“Tivemos quatro atletas com votos e o Pietro esteve entre os cinco mais votados. Isso mostra o valor do coletivo. Apesar de ser uma conquista individual, o Pietro tem plena consciência de que dependeu do grupo para alcançar isso. Ficamos muito felizes por ele e por todo o time, porque é um reconhecimento que valoriza nosso trabalho”, disse o técnico Arody Neto.
Por sua vez, Neto foi escolhido o técnico destaque do campeonato, por meio de votação promovida pela Federação Paranaense de Basketball. “A votação ocorre entre os próprios treinadores. É claro que o título tornaria tudo ainda mais especial, mas fico muito feliz e lisonjeado com esse reconhecimento. Nós trabalhamos muito, estudamos bastante, então ser homenageado pelos colegas é algo que valoriza demais a caminhada”, destacou.
A APVE Londrina Basketball é um dos projetos contemplados com recursos financeiros do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina.




