Londrina conquista bons resultados em Avaliação Nacional da Alfabetização
Índices são referentes aos testes aplicados em 2014 na rede municipal; participaram mais de 4 mil alunos do 3º ano do ensino fundamental
Foi divulgado o resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), edição de 2014, pelo governo federal. A avaliação tem como objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática. Em Londrina, participaram 4.836 alunos da rede municipal, matriculados no 3º ano do ensino fundamental.
Em Londrina, a avaliação da área de Leitura posicionou 62,28% dos alunos participantes nos níveis 3 e 4; em Escrita, 88,05% nos níveis 4 e 5; e em Matemática foram enquadrados 64,23% dos alunos nos níveis 3 e 4. A gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Perez, considerou o resultado das escolas positivo e satisfatório.
Os resultados são apontados em uma Escala de Proficiência, que é dividida em níveis progressivos e cumulativos. O nível 1 apresenta-se como o mais elementar e o último nível como o mais elevado. Na área de Leitura e de Matemática, a avaliação foi feita por meio de prova objetiva, e os níveis de proficiência são entre 1 a 4; já em Escrita, houve prova discursiva, e os níveis variam de 1 a 5.
De acordo com Viviane, as notas obtidas pelo município são fruto de um constante trabalho realizado pela Secretaria de Educação. “Nossa rede foi bem sucedida nesta avaliação, graças a seriedade que os gestores têm no desempenho de suas atividades, a formação continuada dos docentes e ao trabalho realizado com os alunos em sala de aula”, afirmou.
A gerente de Ensino Fundamental enfatizou ainda, que conforme a adesão de Londrina ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e outros programas pedagógicos complementares, a cidade pode obter futuramente resultados ainda melhores. “Temos potencial para melhorar cada vez mais esses índices.
Hoje nosso trabalho é feito de forma sistematizada, focado na alfabetização, que começa na educação infantil e se consolida no 3º ano do fundamental. É um grande desafio, mas temos condição de atingi-lo”, enfatizou.
Os testes foram aplicados entre os dias 18 a 28 de novembro do ano passado. O relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) informa somente os dados de escolas que cumpriram o critério de 80% de estudantes presentes nos dias de aplicação dos testes. Em Londrina, foram divulgados os dados de 79 das 83 escolas participantes.
Foto: Luiz Jacobs/arquivo