Cidade

Alunos de escolas municipais participam da Semana Solidária da Criança

Projeto anual realizado pela Abrasel oferece gratuitamente refeições em restaurantes da cidade para os alunos da rede pública

Projeto anual realizado pela Abrasel oferece gratuitamente refeições em restaurantes da cidade para os alunos da rede pública

Começa nesta segunda (5) a Semana Solidária da Criança. O projeto, que ocorre anualmente, é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Norte do Paraná com apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação. Na Semana Solidária, restaurantes locais abrem as portas para servir gratuitamente refeições de café da manhã, almoço e café da tarde para alunos da rede municipal de ensino.

A abertura da Semana Solidária será às 9 horas na Chácara Graciosa, localizada na Rua Akira Yoshii, 177. Neste ano, em Londrina, treze restaurantes locais vão receber alunos do ensino fundamental de 14 escolas municipais. A previsão é de que 1.179 crianças participem desta edição, que segue até o dia 8 de outubro. A Secretaria de Educação seleciona as unidades participantes, através de um sorteio feito entre escolas que não tenham participado nos anos anteriores.

A assessora da Secretaria Municipal de Educação, Teresa Canhadas Furlanetto, afirmou que a abertura vai contar com a presença de 250 alunos da Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, do Conjunto Jamile Dequech. “Neste dia, estão programadas várias atividades lúdicas e recreativas para as crianças. Além disso, eles também vão receber uma refeição especial, dando início às atividades da Semana Solidária de 2015”, disse.

Segundo o diretor executivo da Abrasel Norte, Arnaldo Falanca, a ação é realizada com o objetivo de fazer com que as crianças se sintam acolhidas e bem-vindas em ambientes que muitas desconhecem, ou não se julgam aptas a frequentar. “Muitos desses alunos são de famílias carentes e, pela sua condição social, nunca entraram em um restaurante. Na Semana Solidária eles terão essa chance, pois os funcionários se dedicam muito a atendê-los bem, e até os cardápios são adaptados para satisfazer os gostos deles”, explicou.

O projeto Semana Solidária da Criança foi implantado em Londrina no ano de 2003, atendendo uma média de 300 alunos por ano. Diante do sucesso da iniciativa, a ideia foi adaptada por unidades da Abrasel de diversas cidades, e já chegou a todas as regiões do Brasil. De acordo com Falanca, em 2014 participaram do programa cerca de 35 mil crianças.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos