GMs de Londrina participam de Curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP)
Treinamento tem como objetivo aprimorar técnicas operacionais para execução dos serviços de patrulhamento

A Guarda Municipal de Londrina enviou três servidores, os GMs Nolasco, Germano e Soares, para participarem do Curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP), realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Airsoft Linha Verde, no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Ao todo, 65 guardas municipais de dez diferentes instituições do Paraná, Santa Catarina e São Paulo concluíram a capacitação.
Com carga horária de 36 horas, o curso busca padronizar procedimentos operacionais e fortalecer a atuação integrada das guardas municipais, promovendo um serviço mais técnico, eficiente e seguro para a população. A proposta é disseminar uma doutrina comum entre os grupos operacionais, como ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Choque, entre outros, respeitando as particularidades regionais, mas avançando na unificação das táticas empregadas no país.
“Com quase 400 alunos formados até o momento, o curso NITOP – Nivelamento Tático Operacional – tem se consolidado como uma referência nacional na capacitação de guardas civis. A proposta é levar conhecimento técnico e tático, com foco em atuação no cenário urbano, para integrantes de diversas guardas municipais do Brasil”, afirmou o subinspetor Michael Nicmavan, criador e coordenador do curso. Com 19 anos de atuação na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, ele tem dedicado sua carreira à qualificação contínua das forças de segurança.
As disciplinas ministradas incluíram abordagem veicular, nivelamento tático, busca pessoal, uso de armas de porte e portáteis, conduta de patrulha, criação e funções da ROMU, estratégias de contra emboscada, atuação em choque rápido, funções do operador especializado (AR), equipagem da viatura, CQB (combate em ambiente confinado), além de técnicas de retenção e contra retenção de armamento.
Segundo o GCM Josué Barbosa Taveira Santos, de Araucária (PR), um dos instrutores do treinamento, o NITOP tem como proposta nivelar os conhecimentos entre operadores de diferentes cidades e experiências. “O curso é voltado tanto para quem está começando quanto para quem deseja atualizar suas técnicas e conhecer novas doutrinas. Ver guardas de diferentes regiões viajando grandes distâncias para se aprimorar demonstra o comprometimento com um serviço público de qualidade”, destacou.

O guarda municipal de Londrina, João Eldeberto Nolasco Junior, também avaliou a experiência como positiva. “Além da oportunidade de trocar conhecimentos com outras instituições, o conteúdo foi muito bem elaborado. O curso nos lembra da importância de estarmos sempre atentos e atualizados para não cairmos na rotina de trabalho”, reforçou.
A formação foi 100% ministrada por guardas municipais com ampla experiência, entre eles: Michael (SP), Aragão (Campinas-SP), Anderson (Paranaguá-PR) e Taveira (Araucária-PR). Um representante da Polícia Militar de São Paulo também esteve presente para prestigiar o evento.