Cidadão

Clube de leitura “Caminhos Femininos” começa série de encontros nesta quarta-feira (11)

Primeira atividade do projeto da Secretaria Municipal de Cultura será realizada na Biblioteca Central, às 15h; obra escolhida para esta semana foi Mar de Dentro, de Lya Luft

A Biblioteca Professor Pedro Viriato Parigot de Souza recebe, nesta quarta-feira (11), às 15h, o primeiro encontro do clube de leitura “Caminhos Femininos”. Voltada a mulheres de diferentes idades, essa nova iniciativa busca oferecer ao público feminino um espaço seguro de incentivo à leitura, trocas de experiências e empoderamento. Para o encontro inaugural do projeto, a obra escolhida foi Mar de Dentro, romance autobiográfico da escritora Lya Luft e que foi publicado pela primeira vez em 2002. O endereço da biblioteca é Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro Histórico.

“Caminhos Femininos” é uma iniciativa da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Os eventos quinzenais do projeto devem percorrer as demais regiões da cidade, com sessões programadas para as bibliotecas municipais Eugênia Monfranati (zona sul), Centro Cultural Lupércio Luppi (zona norte), e Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) (região oeste).

Entre as autoras cujas obras foram selecionadas para os próximos encontros, estão escritoras nacionais renomadas, dentre elas Clarice Lispector, Cora Coralina, Cecília Meirelles, e internacionais, como a moçambicana Paulina Chiziane. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar desse novo projeto.

As sessões do clube de leitura serão mediadas pela diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, juntamente com a estagiária de Gestão Pública, Patrícia Beltramin. Araújo contou que essa iniciativa surgiu da proposta de ofertar uma ação específica para o público feminino, pois a Diretoria de Bibliotecas já possui atividades para as crianças (Quartas Criativas, Toda Quinta Tem História), jovens e adultos (Literatura na Biblioteca), idosos (Bem-Estar no Centro Histórico) e a população em geral (Sábado na Biblioteca).

“Pensamos em um projeto para a gente trabalhar com as mulheres. E focando nesse público e em uma atividade que objetiva compartilhar ideias, criar espaços de troca, de aprendizagem e de conexão, desenvolvemos esse clube de leitura Caminhos Femininos”, detalhou a diretora de Bibliotecas da SMC.

O encontro inaugural não fará leitura da obra completa, mas sim de um trecho. Posteriormente, o livro poderá ser emprestado pelas participantes, já que integra o acervo da Biblioteca Central.

Segundo Araújo, o objetivo desses encontros é de, além de garantir um momento de leitura, promover a troca de ideias, experiências e reflexões sobre assuntos que permeiam o universo feminino. “Vamos utilizar a literatura como ferramenta para reflexão e sobre a conscientização do nosso papel no mundo. E além de tudo isso, criar novas amizades, gerar um círculo de conversa, de construção, de experiências, para fortalecer a nossa identidade e o nosso senso de pertencimento. Um espaço propício para aprendizado, conexão e empoderamento, por meio da literatura e pelo prazer da leitura”, complementou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos