Pés na estrada, sonhos d’água

No espetáculo “A Última Estrada”, Maria Eugenia Almeida e Marina Abib presenteiam o público com uma viagem guiada pela dança
O caminho dos errantes e dos sonhadores, cedo ou tarde, deságua no mar. No novo espetáculo da Cia SOMA (São Paulo-SP), um casal que busca o litoral parte em peregrinação pelas estradas da vida, misturando danças populares brasileiras em uma montagem lúdica e vibrante, que o público acompanha de perto – literalmente. “A Última Estrada” é o destaque desta quarta-feira (7), no Festival de Dança de Londrina, com encenação no Circo Funcart, às 20h30.
Sob a direção de Cristiano Meirelles, as bailarinas Maria Eugenia Almeida e Marina Abib constroem uma fábula toda feita de música e gestos, transformando a dança em jornada. Ambas amadureceram artisticamente em atuações com o violinista, cantor, dançarino e ator Antonio Nóbrega, integrando espetáculos consagrados por crítica e público.
Na montagem “A Última Estrada”, além da trilha sonora precisa e do intenso trabalho corporal das intérpretes, também há o atrativo de aproximar ao máximo o público do cenário da apresentação, fazendo dos espectadores as margens da encruzilhada de estradas que a dupla percorre rumo ao oceano. Sentados em torno das bailarinas, os espectadores acompanham em primeira mão cada giro, cada salto, as expressões faciais e as trocas de olhares entre as artistas, num momento de intimidade singular.
Tal opção cenográfica também deixa evidentes as estruturas técnicas de sonorização, iluminação e figurino, cuja exposição é integrada ao roteiro como parte criativa do processo narrativo. Um jeito de descortinar a dança aos olhos do público – ou seria de descobrir o público e deixá-lo nu aos olhos da arte? Entre dúvidas e caminhos, por ora, resta o mar.
O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), e da Caixa Econômica Federal. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. Apoio: Fecomércio Paraná/Sesc; Kinise Dancewear; Shop Ballet/Só Dança; Usina Cultural; Bar Valentino; Rádio UEL FM; Folha de Londrina; RPC-Rede Paranaense de Comunicação e Quizomba.
Ficha técnica:
Direção: Cristiano Meirelles
Intérpretes Criadoras: Maria Eugenia Almeida e Marina Abib
Luz/Cenário: Goma Oficina
Figurinos: Eder Lopes
Trilha Sonora: Cristiano Meirelles
Design: Marcelo Barros
Serviço Geral:
13º Festival de Dança de Londrina
De 2 a 11 de outubro de 2015
Espetáculos e oficinas
Programação detalhada no site:
www.festivaldedancadelondrina.art.br
Informações: (43) 3342-2362
Bilheteria:
Preços dos ingressos para espetáculos:
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
(meia-entrada para estudantes, aposentados, doadores de sangue, professores, alunos da Funcart e funcionários ou clientes Caixa Econômica Federal)
Pontos de vendas:
Secretaria da Funcart
Rua Senador Souza Naves, 2380
Fone: (43) 3342-2362
Loja Kinise
Boulevard Londrina Shopping – Loja 256 / 2º Piso
Av. Theodoro Victorelli, 150
Fone: (43) 3017-4169
Loja Shop Ballet
Rua Pio XII, 64 – loja 3
Fone: (43) 3323-4717
Nos locais das apresentações
Se houver ingressos restantes, eles serão vendidos uma hora antes do espetáculo em bilheteria instalada no local da apresentação.
Fotos: divulgação/festival




