Saúde realiza campanha de prevenção ao câncer
Unidades Básicas de Saúde da região oeste e do centro estarão abertas para testes rápidos e exames preventivos no sábado, 17 de outubro
A fim de incentivar a população a se prevenir contra os vários tipos de câncer e às doenças como a sífilis, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando durante o mês de outubro a campanha “Saúde da Família”. No último sábado (3), todas as Unidades Básicas de Saúde da região norte e leste abriram e, ao todo, realizaram 454 exames preventivos de colo de útero e 288 testes rápidos, 133 mamografias foram solicitadas, e 458 beneficiários do Bolsa Família receberam acompanhamento dos profissionais da saúde.
No sábado (17), das 8h às 14h, será a vez dos moradores da região oeste e do centro procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para fazer os exames. Estarão disponíveis os testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, preventivos de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e agendamento de mamografias.
Além disso, os profissionais farão o acompanhamento das condicionalidades da saúde dos usuários beneficiários do Bolsa Família, que incluem exames pré-natal para as gestantes, assistência pós-parto, vigilância nutricional, atenção às mulheres em idade fértil, assistência ao crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos e a verificação da carteira de vacinação.
No dia 24 de outubro, das 8h às 14h, as Unidades Básicas de Saúde da região sul e da zona rural vão disponibilizar os mesmos exames. De acordo com a gerente de programas especiais da Secretaria de Saúde, Lilian de Fatima Nellessen, o objetivo é fortalecer e estimular a participação das famílias nas ações ofertadas pelo município. “Vamos orientar a população sobre as formas de prevenção das doenças, a importância dos testes e do diagnóstico precoce e passar orientações sobre os tratamentos mais adequados”, disse.
Reforço – As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 14h, nos seguintes dias:
17/10: regiões oeste e centro
24/10: regiões sul e rural




