Cidadão

Espetáculo de Brasília é apresentado na Escola Zumbi dos Palmares

Londrina é uma das três cidades do Paraná a receber o espetáculo; a encenação é gratuita e aberta à comunidade

 

zumbi.palmares.teatro.foto blogNeste sábado (10), às 10h40, a Companhia de Teatro Bagagem de Brasília irá apresentar o espetáculo “Dona Passinha conta Brasília”, de Leda Carneiro e Fernando Fernandes, na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655. A encenação é gratuita e aberta à comunidade e conta com apoio das secretarias municipais de Cultura e Educação e patrocínio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, através do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Ministério da Cultura.

A atividade encerra a Semana Literária da escola, que começou no dia 1º de outubro. A expectativa é reunir cerca de 120 alunos com seus familiares. O colégio foi escolhido para sediar a apresentação por meio do Projeto Escola Acolhedora. Segundo a diretora da escola Marlene Valadão, a apresentação possibilita que muitas pessoas assistam a uma peça teatral pela primeira vez. “O projeto permite que a comunidade tenha contato com uma manifestação artística. É uma forma de trazer os espetáculos até as pessoas, já que elas não podem ir ao teatro”, destacou.

A peça “Dona Passinha conta Brasília”, encenada por bonecos, faz parte do Projeto Pé na Estrada. A Companhia percorre o país desde 2010 em um caminhão com palco adaptado e estrutura para a montagem dos espetáculos. No Paraná, o espetáculo será apresentado em Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Eudes Leão, ator e integrante do projeto afirma que é muito gratificante conhecer a cultura de outros locais e difundir a arte feita em Brasília.

A diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Alves, disse que a Escola Municipal Zumbi dos Palmares será muito beneficiada com a presença da apresentação teatral. “Além de facilitar e democratizar o acesso à cultura, a atividade também enriquece nossa cidade com a presença de um grupo de fora e a troca de experiências”, afirmou.

História – A peça é contada por Dona Passinha, uma senhora muito esperta que viveu a construção de Brasília. Ela narra o que presenciou de forma lúdica, difundindo conhecimento e referências históricas como Juscelino Kubitscheck, Oscar Niemayer e Lúcio Costa, representados por bonecos de vara. Alguns trechos fazem homenagem ao Mestre Zelito e a Seu Teodoro, figuras influentes na cultura popular do Distrito Federal.

 

Foto: divulgação

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos