Cidade

Prefeitura está presente em edição histórica da Expo Japão

Estande na feira realizada na Acel tem como atrações exposições artísticas e audiovisuais que ligam a cultura japonesa à história da cidade

A Prefeitura de Londrina está presente na edição 2025 da Expo Japão, uma das maiores festas da cultura oriental no Paraná. O evento teve início nesta quarta-feira (18) e termina no domingo (22), na Associação Cultural e Esportiva Londrinense (Acel), com expectativa de superar o recorde de público do ano passado, quando mais de 39 mil pessoas passaram pelas bilheterias nos cinco dias de feira.

Em um trabalho coletivo entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), a Prefeitura está com um estande customizado no Pavilhão Cultural, uma das várias atrações da Expo Japão.

Além da decoração com o que há de mais representativo da cultura japonesa, como o piso com as carpas e os tradicionais origamis suspensos no teto, os visitantes poderão conferir obras de artistas nipo-brasileiros cedidas pelo Museu de Arte de Londrina (MAL), como gravuras e fotografias assinadas por Kazuo Wakabayashi, Yutaka Toyota, Wilton Mitsuo Miwa e Cristiane Inokuma. Cada trabalho contém informações sobre a biografia do respectivo artista.

Outra atração do estande é a exibição de trechos do documentário audiovisual “Trilogia do Esquecimento – O que desconheço permanece”, realizado pelas produtoras loondrinenses Kinoarte e Leste.

Trechos da Trilogia do Esquecimento, documentário audiovisual londrinense, são exibidos no estande da Prefeitura na feira / Crédito: Diego Prazeres

Os três curtas, lançados originalmente entre 2007 e 2010, ajudam a contar um pouco da história da cidade por meio das trajetórias de Satori Uso, Booker Pittman e Haruo Ohara.

Os visitantes também poderão se encantar com a exposição de desenhos feitos por alunos de escolas de Nishinomyia, cidade japonesa coirmã de Londrina.

 

Detalhe de desenho feito por aluno de escola de Nishinomiya, cidade coirmã de Londrina / Crédito: Diego Prazeres

O coordenador-geral da Expo Japão, Luciano Matsumoto, destaca que o retorno da Prefeitura de Londrina à feira após um longo período é bastante significativa, uma vez que a edição deste ano marca também os 70 anos da Acel e os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.

“A presença da Prefeitura na nossa feira representa muito a proximidade com a Acel, que neste ano está completando 70 anos.  Acredito que o retorno da Prefeitura para dentro da Expo Japão é um passo importante para celebrar a nossa associação, que tem tudo a ver com própria história da cidade de Londrina”, avalia.

“A Expo Japão simboliza a importância da presença da numerosa colônia japonesa em Londrina para a construção da cidade e da nossa própria identidade sociocultural. Então, nada mais natural do que a Prefeitura de Londrina estar presente na feira para reforçar esses laços e mostrar a todos os visitantes de Londrina e da região que os japoneses e seus descendentes tiveram e têm importância para o passado, presente e futuro da nossa cidade”, afirma o prefeito Tiago Amaral, que nesta semana recebeu os organizadores da feira em seu gabinete.

CULTURA E GASTRONOMIA – Com o tema “Tradição que emociona. Cultura que conecta”, a edição 2025 da Expo Japão promete ser a maior da história, reunindo o melhor da gastronomia oriental, apresentações culturais, esporte, danças tradicionais e modernas, atrações do universo anime e K-pop, além de inovações tecnológicas.

Este ano, a infraestrutura foi ampliada e ganhou uma área coberta de 6 mil metros quadrados preparada para garantir mais conforto aos visitantes, além de uma praça de alimentação com capacidade para acomodar até 2 mil pessoas sentadas. São 12 restaurantes da cozinha oriental presentes na feira.

A programação completa, com horários e atrações, está no site da Expo Japão: https://expojapao.com.br/.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos