Destaques

Jardim Santo André ganhará escola municipal com capacidade para mais de 600 alunos

Nova unidade terá 1.278,38 metros quadrados de área construída e atenderá alunos de diversos bairros; ordem de serviço para iniciar a construção foi assinada hoje (25)

Os moradores do Jardim Santo André e outros bairros da zona norte celebram uma importante conquista. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e a secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, assinaram, na manhã desta quarta-feira (25), a ordem de serviço para iniciar a construção da Escola Municipal do Jardim Santo André, que será erguida na Rua São Cristóvão. A solenidade foi realizada no próprio terreno onde a unidade será edificada.

A construção da escola possibilitará o atendimento de aproximadamente 500 alunos, inicialmente, podendo chegar a mais de 600, na segunda fase. A nova unidade atenderá a comunidade escolar do Jardim Santo André e dos bairros Vista Bela, Maria Celina, Ana Terra, Barcelona, Nova Olinda e região. A obra será executada pela MRV Engenharia e Participações, em cumprimento de obrigação de dois novos loteamentos, em parceria com a Tekenge Engenharia. O valor total da construção está estimado em R$ 14 milhões. Os mobiliários e equipamentos serão comprados pela Prefeitura.

Prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e a secretária municipal de Educação, Vânia da Costa. Foto: Miriã Azevedo/PML

A escola será edificada em área do Município, de 8.783,10 metros quadrados, e será executada com projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC), implantado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina. A unidade terá 1.278,38m² de área construída e será executada no prazo de até 12 meses.

A ordem de serviço refere-se à primeira fase da construção da unidade e contemplará: blocos pedagógicos (oito salas de aula, banheiros de alunos e circulação coberta); área administrativa (salas de direção, coordenação, professores, secretaria, almoxarifado, banheiro de professores, saguão de entrada e área de circulação); e ambientes de serviços (cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, depósito de material de limpeza, banheiros, área de preparo de alimentos, casa de gás e abrigo de lixo).

Inclui, ainda, serviços complementares como estacionamento, bicicletário, passarelas de interligação, pátio descoberto, pátio de serviços, gramados, calçamento interno e externo, área de embarque/desembarque e rampas de acessibilidade.

A segunda fase, de ampliação, contemplará biblioteca, auditório, laboratório, quadra esportiva coberta, sala de aula e área de circulação. Esta segunda etapa está programada para ter início em 2026. Ao todo, no final de todas as fases de construção, a escola contará com 12 salas de aula.

Reprodução

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que a educação é uma das prioridades de sua gestão. “Sabemos da importância de colocarmos os nossos alunos em excelentes condições de ensino, para que eles tenham um aprendizado que realmente possa transformar a vida deles. Hoje, os alunos desta região se deslocam a grandes distâncias para ter acesso à educação, ou seja, enfrentam uma logística muito difícil. Essa escola vai beneficiar toda a região do Santo André, Barcelona, Ana Terra, Maria Celina e Vista Bela. Isso significa mais conforto, segurança e qualidade de ensino para toda a nossa população. Formar os nossos jovens, dar competitividade e capacidade a eles é prioridade em nossa gestão”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Vânia da Costa, enfatizou que é fundamental construir uma escola no Jardim Santo André, pois o bairro está crescendo. “A cidade está se expandindo e os moradores da região precisam de um lugar para deixar seus filhos. Já na primeira fase, vamos receber aproximadamente 500 alunos, em oito salas de aula, depois serão construídas mais quatro. Esta é a primeira escola sendo construída na gestão do prefeito Tiago Amaral e, para nós, isso representa uma satisfação muito grande, pois poderemos atender os moradores da região e seus filhos, em uma escola que vai ficar muito bonita e confortável, com todas as benfeitorias necessárias”, frisou.

Entre os presentes à solenidade estiveram o vice-prefeito, Junior Santos Rosa; os vereadores Antônio Amaral, Marinho, Sidnei Matias e Santão; representantes da MRV Engenharia e Tekenge Engenharia, além de secretários municipais, representantes dos bairros, servidores municipais e a comunidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos