Cidadão

Cinco UBS abrem em horário estendido para a vacinação contra a gripe nesta quarta (25)

População pode comparecer até as 21h às unidades Alvorada, Guanabara, Armindo Guazzi, Eldorado e Vivi Xavier

Quem deseja receber a vacina e se proteger contra a influenza tem a oportunidade de comparecer a cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina que estão funcionando em horário estendido nesta quarta-feira (25).

Vão estar abertas, até as 21h, as UBSs Alvorada (Rua Poços de Caldas, 85), Guanabara (Rua Montevidéu, 605), Armindo Guazzi (Avenida São João, 4.321), Eldorado (Rua Tertuliano, 800) e Vivi Xavier (Rua John Lennon, 342).

A campanha é voltada a todas as pessoas com idade a partir de seis meses, tendo como foco principal os grupos prioritários (idosos, gestantes e crianças). Para receber a vacina, é necessário comparecer munido de documento de identificação com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tatiane Almeida do Carmo, destacou que a iniciativa de abrir as unidades em horário estendido tem proporcionado resultados positivos. “Na quarta-feira passada, dia 18, abriram nesse período somente as UBSs do Alvorada e Guanabara, e cada uma delas atendeu cerca de 100 pessoas que foram receber a vacina. Além disso, quando fazemos as ações extramuros, por exemplo nos supermercados, temos aplicado de 200 até mil doses por atividade. Isso mostra que muita gente só não se vacina por falta de tempo, mas vai atrás quando tem a oportunidade”, afirmou.

Carmo salientou que, apesar de a cobertura vacinal de Londrina ainda estar baixa, essas iniciativas têm contribuído para melhorar os índices. “A partir da semana que vem, vamos abrir unidades de outras regiões em horários estendidos, para oferecer o acesso à vacina para ainda mais pessoas”, pontuou.

Balanço – Esse ano, em Londrina, foram aplicadas 139.825 doses de vacina contra o vírus influenza. Desse total, 57.948 foram em idosos a partir dos 60 anos, o que equivale a uma taxa de 53,52% de cobertura, outras 9.948 em crianças (27,92% de cobertura) e 1.156 em gestantes (24,27%). Para esses três grupos prioritários, a cobertura vacinal está em 46,45%.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos