Prefeitura adere campanha nacional de combate à corrupção
A campanha tem como objetivo criar Projeto de Lei de iniciativa popular; em Londrina, foram coletadas mais de 14 mil assinaturas até o momento
Desde a última terça-feira (20), a Prefeitura de Londrina integra oficialmente o grupo de instituições e entidades que apoia a campanha “10 Medidas de Combate à Corrupção”. O documento de adesão foi assinado pelo prefeito Alexandre Kireeff, que recebeu, em seu gabinete, a visita do procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) de Londrina, Luiz Antonio Ximenes Cibin.
Para Kireeff, combater a corrupção significa garantir o bom uso dos recursos públicos, para que seja possível ofertar o máximo possível de serviços da melhor qualidade para a população. “Ações como essa contribuem para que a sociedade realmente tenha governos mais respeitáveis e que administrem seus recursos com probidade”, afirmou.
Em dois meses de campanha, segundo o magistrado, foram colhidas mais de 420 mil assinaturas em todo o Brasil. Em Londrina, foram captadas 14 mil assinaturas até o momento. Para que seja apresentado um Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular são necessárias 1,5 milhões de assinaturas, o que corresponde a 1% da quantidade total de eleitores no Brasil. Ao todo, 597 órgãos e instituições, públicas e privadas, já aderiram à campanha nacional.
Caso o Projeto de Lei seja aprovado, a legislação do país, segundo o procurador, ficaria mais rigorosa para o infrator. “Com essas medidas colocadas em prática o agente corrupto passará a pensar muito mais antes de praticar um crime. Assim, é necessário que a sociedade participe da campanha para torná-la legítima, e cobre com intensidade a aprovação dos projetos, para que a pressão exercida seja ainda maior”, analisou.
De acordo com Cibin, a expectativa para a campanha é de que a meta de assinaturas seja alcançada em cerca de 8 meses. Com 81.053 assinaturas, o Paraná é o segundo estado com maior adesão à campanha, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou 94.225 assinaturas. Os dados estão disponíveis no “assinômetro” do site oficial da campanha (10medidas.mpf.mp.br), que contém todas as informações.
A Prefeitura de Londrina irá colaborar com a campanha disponibilizando, a partir desta semana, pontos de coleta em seis locais da cidade: Centro Cultural da Zona Norte (Lupércio Luppi), Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Sousa, praça de atendimento da sede da Prefeitura de Londrina, balcão de informações do Terminal Urbano Central, balcão de informações do Terminal Rodoviário e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). As assinaturas também serão coletadas junto a igrejas, colégios, universidades, espaços e eventos públicos da cidade e atendimentos de distritos.
SERVIÇO: Os interessados em colaborar com a campanha podem entrar em contato com a Procuradoria da República em Londrina pelos telefones 3294-1245 ou 3294-1215.
Foto: Luiz Jacobs