Ministro da Saúde recebe secretário Gilberto Martin em audiência
Reunião com o secretário municipal de Saúde ocorreu na quarta (21); foram discutidas necessidades da pasta, como aumento de repasses
O secretário municipal de Saúde Gilberto Martin esteve ontem, quarta-feira (21), em audiência com Ministro da Saúde Marcelo Castro. Na oportunidade, o secretário apresentou várias reivindicações, das quais se destacam o pedido para recomposição do teto financeiro de média e alta complexidade do município, e a instalação de um posto de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Terminal de Cargas (TECA) de Londrina. Este posto permitiria a criação de um terminal de cargas internacional no município.
Na audiência, o secretário de Saúde também cobrou do ministro a necessidade de renovação das frotas de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fazendo o pedido de 4 novas ambulâncias para o serviço. Em relação à ampliação de verbas destinadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina, o ministro Marcelo Castro se mostrou solidário à solicitação. Entretanto, apontou as dificuldades orçamentárias vivenciadas atualmente no Ministério da Saúde. Ainda assim, se comprometeu em analisar o pedido.
O secretário Gilberto Martin ressaltou a importância da instalação do posto da Anvisa em Londrina, e comunicou o ministro o apoio oficial do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina em relação a esse pedido. O ministro Marcelo Castro informou que irá providenciar os esforços necessários para atender a solicitação, por se tratar de trâmites administrativos menos complexos.
Além destes temas, foram pauta do encontro o pagamento da terceira parcela referente à construção da Unidade Básica de Saúde do Jardim Padovani, no valor de R$ 128.000,00 e a habilitação para o custeio do serviço aeromédico do SAMU, que corresponde a um valor mensal de R$ 38.500,00. Também foi solicitada a visita técnica de consultores do Ministério da Saúde à Londrina, para viabilizar o repasse financeiro de custeio mensal da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Angélica Castoldo (Leste-Oeste). O encontro entre o ministro e o secretário municipal foi viabilizado por intermédio do deputado federal João Arruda.